Paladar

Cuscuz Paulista

28 janeiro 2008 | 02:21 por Jamil Chade

Uma receita um pouco trabalhosa, mas fácil de ser executada e com um toque particular dado pela mussarela. Pode parecer estranho, mas o queijo derretido combina muito bem. Uma receita farta, para oito pessoas, feita num cuscuzeiro grande, com 22 centímetros de diâmetro e 14 centímetros de altura. Se sobrar um pouco de massa, sirva ao aperitivo.

Ingredientes:

– 1 quilo de camarão já limpo;
– 3 cebolas picadinhas;
– 2 latas de 400 gramas de tomate italiano sem peles;
– 1 lata de 400 gramas de ervilhas;
– 2 latas de sardinhas;
– 100 gramas de azeitonas sem os caroços e cortadas em lascas;
– 1 tomate cortado em quatro partes;
– 1 xícara de chá e mais quatro colheres de sopa de óleo de milho;
– 1 xícara de chá de água morna;
– 500 gramas de farinha de milho branca;
– 1 xícara de café de farinha de mandioca;
– 1 tomate;
-3 ovos cozidos cortados em rodelas;
– 400 gramas de mussarela em fatias.
– sal e molho de pimenta (Tabasco).

Preparo:

– Bata os tomates e o molho no liquidificador e depois passe por uma peneira. Abra a lata e disponha as ervilhas num prato. Prepare as sardinhas. Raspe a pele, limpe e divida cada peixe em dois filés.

– Salgue e tempere os camarões com um pouco de suco de limão. Esquente quatro colheres de sopa de óleo numa panela média e refogue os camarões. Apenas um ou dois minutos de cada lado, dependendo do tamanho. Retire e reserve.

– Na mesma panela, refogue rapidamente metade da cebola picada e o dente de alho. Junte o passado de tomate. Pique metade das sardinhas e junte ao molho. Cozinhe durante uns 20 minutos. Junte as ervilhas, as azeitonas e os camarões. Cozinhe durante mais cinco minutos. Salgue (perto de duas colheres de café) e coloque o molho de pimenta (três colheres de café de Tabasco). Retire do fogo e reserve.

– Esquente muito bem a xícara de chá de óleo.

– Disponha a farinha de milho numa panela grande e vá umedecendo aos poucos com uma xícara de chá de água morna (água da torneira). Ao mesmo tempo, vá trabalhando com as mãos para desfazer os beijus. A farinha deve ficar bem lisa.

– Junte o óleo fervendo à farinha e misture bem com uma colher de pau. Depois que esfriar um pouco, pode voltar a trabalhar com as mãos. Acrescente a farinha de mandioca e misture bem.

– Junte o molho de tomate com camarão à farinha.

– Monte o cuscuz. Forre a cuscuzeira com um pano de cozinha limpo. Com isso, fica mais fácil desinformar. Disponha os quartos de tomate e algumas rodelas de ovo no fundo da cuscuzeira. Disponha alguns filés de sardinha nas paredes da cuscuzeira. Coloque um pouco de cuscuz (uns cinco centrímetros).

– Depois, uma camada boa de mussarela e de rodelas de ovo cozido. Vá alternando camadas de cuscuz com as de mussarela. Aperte bem os as mãos o cuscuz para ele ficar bem firme. Feche a superfície com o pano de cozinha. Tampe a cuscuzeira.

– Coloque água na parte de baixo da cuzcuzeira. Encaixe a parte superior Leve ao fogo alto. Quando a água abrir fervura, baixe bem o fogo e cozinhe durante uma hora e uns dez minutos.

– Desenforme no prato que vai à mesa e sirva.