Paladar

Filet Sauce Chasseur

22 novembro 2008 | 18:17 por Jamil Chade

Este filé com um molho clássico da cozinha francesa é realmente muito atraente e pode ser feito rapidamente, em menos de 30 minutos.

O molho é versátil, pode ser usado com outros assados, combina o vinho, tomate, champignons e tem um toque especial do estragão, uma erva com um aroma muito particular.

Um dos segredos de preparar em casa um filé que lembre os feitos em restaurantes está em esquentar realmente a chapa (ou frigideira) na qual a carne vai ser grelhada.

Ingredientes:

4 filés de 250 gramas cada;
2 colheres de sopa de óleo de milho;
3 colheres de sopa de manteiga;
1/2 cebola pequena ralada;
350 gramas de champignons de Paris frescos cortados em lâminas;
1/2 xícara de chá de vinho branco seco;
1/2 xícara de chá de caldo de carne;
2 tomates grandes e maduros, sem peles, sementes e picados;
1 colher de café de estragão seco ( ou 1 colher de chá da erva fresca);
1 colher de chá rasa de maisena;
sal e pimenta-do-reino.

Modo de Fazer:

1 – Salgue e apimente os filés.

2 – Esquente uma frigideira grande e de fundo espesso. Fogo bem alto. Esquente realmente muito bem a frigideira. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o óleo e deixe também esquentar.

3 – Grelhe os filés durante uns 4 ou 5 minutos de cada lado. Isso para conseguir um filé bem rosado.Quem gostar de carne mais bem passada pode deixar mais tempo no fogo. Retire, coloque num prato quente, cubra com papel alumínio e reserve.

4 – Baixe o fogo para a intensidade média e prepare o molho na mesma frigideira. Jogue fora o que sobrou do óleo. Derreta a manteiga na frigideira e refogue rapidamente a cebola, que deve apenas murchar, sem mudar de cor.

5 – Acrescente as lâminas de champignon e continue refogando até secar o líquido que os champignons soltam naturalmente.

6 – Aumente o fogo e junte o vinho branco. Dois minutos depois, acrescente o caldo de carne, os tomates picados e o estragão.

7 – Baixe mais uma vez o fogo e deixe reduzir durante uns 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Fogo médio para baixo.

8 – Dissolva a maisena em duas ou três colheres de sopa de água e junte ao molho. Deixe cozinhar durante mais dois minutos. O molho deve engrossar. Salgue e apimente.

9 – Retorne os filés à frigideira para esquentar e pegar um pouco o gosto do molho. Transfira para uma travessa, cubra com o molho e sirva.

Tempo: 30 minutos.

Ficou com água na boca?