Paladar

Frango “frito” no forno

27 fevereiro 2008 | 12:48 por Jamil Chade

As frituras podem ser deliciosas, mas não são atualmente “politicamente corretas”, ou melhor “saudavelmente corretas”. Felizmente, muitas frituras pode ser feitas no forno, sem aquele banho de gordura, como este frango, que é uma variação de um velho prato de família, o frango de Mariana, uma homenagem à cozinheira que compartilhou a vida da família durante décadas.

Na versão original, mais gostosa, tenho de confessar, o frango é cortado em metades, cozido com muitos temperos, depois passado pelo fubá e frito em gordura de porco. Em vez da fritura final, uma passagem pelo forno torna o prato mais saudavelmente correto (e não tão bom). A receita é para quatro pessoas.

Ingredientes:

12 sobrecoxas de frango;
6 ramos de salsinha;
1 cebola;;
2 dentes de alho;
3 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de mostarda de Dijon;
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
2 colheres de sopa de molho inglês;
2 ovos;
1 limão;
¾ de xícara de chá de fubá;
½ xícara de chá de farinha de rosca;
1/2 de xícara de chá de parmesão ralado;
sal e pimenta-do-reino.

Utensílios:

Uma tábua de cozinha, uma faca de cozinha, uma panela pequena para preparar os temperos; uma assadeira com uma grelha (ou uma grelha que possa ser apoiada nas bordas de uma assadeira), duas vasilhas (uma para marinar o frango e outra para o empanado), uma espátula, um prato fundo e uma escumadeira.

Modo de fazer:

1- Pique muito bem a salsinha e reserve num pratinho. Vamos precisar de umas duas colheres de sopa da erva picada. Reserve.

2- Prepare o tempero. Pique muito bem a cebola e o alho e disponha numa panela pequena. Junte os demais ingredientes do tempero: duas colheres de sopa de manteiga, mostarda de Dijon, vinagre, molho inglês e sal (perto de uma colher de sopa rasa). Leve ao fogo apenas para derreter a manteiga.Apague o fogo e transfira para uma vasilha. Junte as sobrecoxas de frango e deixe marinando durante três horas. Um detalhe importante, pois o frango deve absorver o tempero.

3- Prepare os ingredientes para fazer o empanado. Quebre os ovos num prato fundo. Esprema o limão. Vamos precisar de uma colher de sopa de suco de limão, que deve ser misturado aos ovos.

4- Numa outra vasilha, misture muito bem o fubá, a farinha de rosca, o parmesão e a salsinha.

5- Acenda o forno. Fogo forte, perto de 220 graus.

6- Unte muito bem a grelha da assadeira com a manteiga restante. Um detalhe importante para que o frango não grude na grelha. Retire as sobrecoxas do tempero e deixe escorrer um pouco. Depois, passe uma das peças pelos ovos e, em seguida, pela mistura de farinhas com queijo e salsinha. Deposite na grelha. Empane as demais sobrecoxas e vá dispondo a grelha.Deixe secar durante uns 20 minutos e leve ao forno. Asse durante 35 a 40 minutos e está pronto o prato. Retire da grelha com uma espátula com todo cuidado para que parte do empanado não fique grudado na grelha e sirva.

Ficou com água na boca?