Paladar

Frango na Mostarda

11 de novembro de 2008 | 00h55 por Jamil Chade

Vamos a uma adaptação de uma receita antiga, que já usei muitas vezes e que me foi transmitida pelo grande cozinheiro e companheiro de mesa Armando Toledo. Ele viu, nos tempos d´antanho, essa receita na revista Cruzeiro e a usou em muitos churrascos. Eu também já fiz (e devo ter publicado) várias vezes.

Na velha receita, vai também vinagre de vinho branco (bastante, uma xícara de chá no mínimo) na mistura de temperos que vai ao fogo e depois vai ser pincelado na carne. Como já sugeri, o frango em pedaços ficas ótimo ainda numa churrasqueira.

Um frango para quem gosta de pratos bem temperados, picantes. Vai bem com tintos mais leves, não tânicos, como um Merlot nacional ou um Malbec argentino. O tanino é um componente de certos tintos que dá a impressão de “amarrar” a boca, como algumas frutas não maduras (caqui, por exemplo).

Frango na Mostarda

Ingredientes:

– 1 frango cortado nas juntas;
– 4 colheres de sopa de manteiga;
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
– 1 folha de louro;
– ½ colher de café de tomilho seco;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados;
– 1 colher de sopa de grãos de mostarda moídos grosseiramente;
– 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon;
– sal e pimenta-do-reino.

Utensílios:

Uma tábua de cozinha, uma faca, uma panela pequena, uma assadeira, uma grelha que possa ser apoiada nas bordas de uma assadeira, uma escumadeira e pratos para dispor os ingredientes.

Modo de fazer:

1- Salgue e apimente com parcimônia os pedaços de frango.

2- Coloque numa panela os ingredientes do tempero: a manteiga, o azeite, o louro, o tomilho, a mostarda em grãos, a cebola, o alho e a mostarda de Dijon. Leve ao fogo apenas para derreter a manteiga. Retire do fogo e reserve.

3- Coloque os pedaços de frango na panela e deixe descansar durante meia hora.

4- Acenda o forno. Fogo relativamente forte, em torno dos 200 graus. Transfira os pedaços de frango para a grelha apoiada nas laterais da assadeira.

5 – Leve a assadeira ao forno e comece a pincelar com o tempero. Deve levar perto de meia hora no forno. Vá vigiando o forno e pincelando com o tempero várias vezes. Quando o frango chegar ao ponto, ficar bem douradinho, retire e sirva.

Ficou com água na boca?