Paladar

Ice and Hot – polpa de frutas

Ice and Hot – polpa de frutas

08 outubro 2007 | 12:46 por Jamil Chade

Martina e Antonio Dávila estão desvendando para os franceses alguns dos sabores típicos do Brasil, como os do pão de queijo, das barras energéticas de frutas típicas, e principalmente, das polpas de frutas naturais “exóticas”, que já foram adotadas por grandes chefs, barmans e confeiteiros de Paris. No futuro, deverão também lançar vários produtos feitos com palmito pupunha e a sopa de mandioquinha que serão elaboradas por Carlinhos Whately, sócio da empresa, que está plantando esses vegetais e construindo uma pequena fábrica em sua fazenda de Avaré, no interior de São Paulo.

casal
Martina e Antonio Dávila

As polpas de frutas foram selecionadas entre centenas de concorrentes para aparecer na feira Inov & Vous, que acontece a cada dois anos. A Sial é uma grande feira de produtos de alimentação, promovida a cada dois anos. No ano em que não há a grande feira, aparece essa promoção Inov & Vous dedicada aos produtos inovadores.

Martina e Antonio vivem na França há muito tempo e estão entusiasmados com o novo negócio. Antonio está em Paris há mais de 30 anos, é fotógrafo e cinegrafista, além de grande conhecedor da boa mesa. Ele fotografou durante muito tempo os desfiles de moda e fazia as imagens vários programas de televisão de seu irmão, Roberto Dávila.

Martina, também fina conhecedora e grande cozinheira, nasceu na Alemanha, mas cresceu no Brasil e acabou se tornando uma especialista em coquetéis e sucos. Ela visitou muitos dos grandes bares de Paris, notadamente nos hotéis mais chiques e caros, alguns dos quais adotaram as polpas brasileiras em seu coquetéis.

Antonio assinala que são polpas naturais sem nada de açúcar, embaladas em porções individuais (100 gramas), não industriais. Maracujá, açaí e acerola estão sendo as mais requisitadas, mas o catálogo inclui ainda abacaxi, goiaba, caju, graviola e manga. Pitanga e cacau poderão ser as próximas polpas da Eurobrás, que é o nome da empresa. A marca comercial das polpas é Ice and Hot.

polpas
Polpas

Segundo Martina os sucos brasileiros estão sendo usados, entre outros pelos barmans hotéis Crillon, Meurice, Intercontinental Opera (antigo Grand Hotel) e Normandie.

drink

Sebastien Goudard, um dos grandes confeiteiros da cidade, do Delica Bar, está fazendo uma sobremesa com chocolate amargo e açaí e outra com chocolate branco e acerola.

Guy Savoy, que comanda um dos melhores restaurantes da França, três estrelas no Guide Michelin, está servindo um sorvete de graviola com morangos frescos.

Em sua casa, Antonio e Martina desenvolveram um delicioso café com açaí, batendo no liquidificador uma porção de 100 gramas de polpa da açaí, 15 centilitros de café amargo e gelado e uma bola de sorvete de creme.

As polpas estão sendo ainda aproveitadas em lojas especializadas em sucos e frutas que estão na moda em Paris, chamadas de smoothies. São combinações de vários sucos e frutas, algumas vezes com iogurte. Mark um californiano que é um dos principais nomes dessa tendência, dono do Bob´s Juice Bar e autor do livro Smoothie´s, usa as polpas brasileiras.

Pão de queijo

Os pães de queijo da marca Fromipan estão sendo vendidos em várias lojas e servidos em bares. Eles são congelados e podem ser aquecidos em fornos de micro-ondas. Na minha opinião, um pão de queijo gostoso, com bastante polvilho, delicado, sem tanto gosto forte de queijo, que lembra um pouco o do Rodeio, que é o melhor de São Paulo.

Em alguns lugares, eles são usados para fazer tapas para acompanhar vinhos e outras bebidas. No Bairro Latino, dos mesmos donos do Bhuda Bar, um endereço mais do que badalado da Rue du Faubourg Saint-Antoine, eles costumam ser recheados com presunto cru, foie gras, chorizo, salmão e outros ingredientes. Boas companhias para os drinques da casa.

Palmito e mandioquinha

Carlinhos Whately, outro fino gourmet, que é pai de Charlô, está plantando palmito pupunha em sua fazenda de Avaré. Ele pretende exportar e também, ocasionalmente, vender no Brasil sopas, tortas, carpaccios e lâminas para fazer lasanhas desse palmito, além do produto inteiro e cortado em pedaços para serem usados pelos chefs.

Ela gosta muito e acredita na sopa de mandioquinha congelada, um produto totalmente desconhecido na Europa. As receitas estão sendo testadas e a pequena fábrica deve começar a produzir no fim do ano.

Barras energéticas

As barras energéticas de cupuaçu, acerola, goiaba e açaí estão em centenas de pontros de venda, como as das lojas Promoshop, uma grande cadeia especializada em produtos de beleza.

Maiores informações:

www.eurobras.fr
http://icyandhot.blogspot.com