Paladar

“Macarronada” com berinjela

22 julho 2008 | 11:04 por Jamil Chade

Uma berinjela recheada com massa que pode ser preparada com uma certa antecedência e gratinada pouco antes de servir. No fundo uma “macarronada” com berinjela muito bem apresentada nas “barquinhas” desse vegetal.

Ingredientes:

800 gramas de berinjela (perto de quatro berinjelas pequenas);
4 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 lata de 400 gramas de tomate pelado;
150 gramas de penne;
100 gramas de ricota;
6 colheres de sopa de parmesão ralado;
100 gramas de mussarela;
noz moscada;
sal e pimenta-do-reino.

Ficou com água na boca?

Utensílios:

Uma tábua de cozinha, uma faca, uma colher de pau, uma assadeira, um escorredor de macarrão, uma frigideira, uma colher, uma panela grande para cozinhar a massa e recipientes para dispor os ingredientes.

Modo de fazer:

1- Esquente bastante água com sal par cozinhar o penne. Perto de dois litros de água com 2 colheres de chá de sal.

2- Corte as berinjelas em duas metades, na longitudinal. Depois, com uma colher retire a polpa, deixando uma boa fatia junto as cascas. A idéia é conseguir “barquinhas” de berinjela. Reserve a polpa das berinjelas.

3- Acenda o forno. Fogo forte, em torno dos 200 graus.

4- Unte bem essas barquinhas, por dentro e por fora com duas colheres de azeite de oliva.

5- Disponha numa assadeira e leve ao forno. Asse durante uns 15 minutos. Vá vigiando o forno. As cascas não devem queimar e o que e o que restou a polpa que deve ficar macia. Retire e reserve.

6- Esquente duas colheres de sopa de azeite numa frigideira e refogue rapidamente a polpa da berinjela.

7- Vá amassando com uma colher de pau. Junte o tomate sem peles e sementes e cozinhe no fogo baixo durante uns 20 minutos. Retire e reserve.

8- Enquanto isso, cozinhe a massa. Coordene o tempo, lembrando que a massa deve demandar perto de minutos para ficar al dente.

9- Dissolva numa vasilha 100 gramas de ricota com algumas colheres da água de cozimento da massa. Junte três colheres de sopa de parmesão ralado e tempere com noz moscada. Reserve.

10- Temos, então o refogado de berinjela com tomate, a massa e o creme de ricota.

11- Retorne o refogado de berinjela e tomate ao fogo fraco. Escorra a massa e junte a esse refogado. Acrescente também o creme de ricota com parmesão e misture tudo muito bem. Salgue e apimente.

12- Coloque essa massa nas “barquinhas” de berinjela. Sobre a massa, fatias finas de mussarela. Espalhe por cima o parmesão restante. E leve ao forno para gratinar. Quando o queijo derreter, está pronto.