Paladar

Molho à bolonhesa

14 fevereiro 2008 | 16:27 por Jamil Chade

Uma receita muito fácil, mas que demanda uma certa paciência para acompanhar a preparação durante horas. O melhor molho à bolonhesa que conheço, uma receita de Monica Galloni, a fundadora da rede de restaurantes In Cittá, que também é muito prática.

Costumo prepará-la em grandes quantidades e depois guardar no congelador em recipientes de plástico de vários tamanhos. Assim, é só descongelar quando quiser uma boa massa, montar uma lasanha ou preparar outros pratos.

Ingredientes:

¾ de xícara de chá de óleo de milho;
4 colheres de sopa de azeite de oliva;
300 gramas de toucinho picado (ou pancetta);
1 xícara de chá de cenoura picadinha;
1 xícara de chá de salsão picado;
1 xícara de chá de cebola picada;
400 gramas de patinho moído (ou outra carne magra);
300 gramas de carne de frango moída;
300 gramas de carne de porco magra e picada;
¼ de litro de vinho tinto seco;
1 pitada de farinha de trigo;
1 ½ quilo de tomate sem peles e sementes;
1 cebola com 4 cravos fincados; 2 folhas de louro; 2 dentes de alho inteiros;
2 litros de caldo de carne (aproximadamente);
sal, pimenta-do-reino e noz moscada.

Utensílios:

Uma tábua de cozinha, uma faca, uma panela bem grande, uma escumadeira, uma colher de pau, recipientes para colocar os ingredientes preparados.

Modo de preparo:

Escolha uma panela bem grande. Coloque o toucinho e refogue até ele dissolver quase toda a sua gordura. Acrescente o azeite de oliva e o óleo de milho.

Frite rapidamente os três vegetais – cebola, salsão e cenoura. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente as três carnes e frite muito bem. As carnes devem ficar bem passadas.

Junte o vinho tinto e deixe cozinhar até evaporar quase todo o líquido. Adicione os tomates, a pitada de farinha de trigo, as folhas de louro, a cebola espetada com os cravos e os dentes de alho.

Cubra com o caldo de carne e cozinhe durante umas quatro horas no fogo super fraco. A superfície do líquido deve apenas tremer ligeiramente e não ferver. Vigie a panela. Se o líquido secar demais, coloque mais caldo. O molho vai estar pronto quando as carnes estiverem macias e separadas das gorduras.

Retire do fogo, descarte os dentes de alho e a cebola com os cravos. Deixe para salgar na hora em quando for utilizar o molho.

Ficou com água na boca?