Paladar

Penne com queijo de cabra

07 julho 2008 | 02:28 por Jamil Chade

Uma massa gostosa, simples, que aproveita e exemplifica muito bem a afinidade dos vinhos feitos com a uva Sauvignon Blanc com os queijos de cabra. É bom utilizar queijos frescos, que são os mais fáceis de encontrar.

Ingredientes:

400 gramas de penne;
6 tomates grandes e maduros;
10 colheres de sopa de azeite de oliva;
2 ou 3 ramos de manjericão fresco;
1 colher de sopa de aceto balsâmico (ou vinagre de vinho tinto);
150 gramas de queijo de cabra fresco;
sal e pimenta-do-reino.

Utensílios:

1 faca afiada, uma tábua de cozinha, uma panela grande para cozinhar a massa, um escorredor de macarrão, uma outra panela para escorrer a massa, uma escumadeira, um garfo grande para misturar a massa com o molho e pratos para abrigar os ingredientes.

Modo de fazer:

1- Esquente bastante água para cozinhar a massa. No mínimo, quatro litros de água com quatro colheres de chá de sal.

2- Coordene o tempo, lembrando que o penne leva uns 10 a 12 minutos para ficar al dente e só deve ser colocado na água fervendo.

3- Prepare o molho. Retire as sementes dos tomates e corte em quadradinhos. Separe as folhas de manjericão. Devemos conseguir perto de um terço de xícara de chá de folhas de manjericão.

4- Misture numa vasilha os cubinhos de tomate, o azeite de oliva, as folhas de manjericão e o aceto balsâmico. Salgue com cuidado e reserve essa “salada”.

5- Corte também o queijo de cabra em pequenos cubos. Reserve também.

6- Cozinhe o penne e esgote num escorredor de macarrão colocado sobre uma panela. O calor da água vai ajudar a finalizar o molho.

7- Coloque no escorredor a “salada” de tomate e o queijo. E misture tudo muito bem. O vapor da água da panela vai esquentar o queijo, que deve derreter um pouco. Verifique o tempero e sirva.

Ficou com água na boca?