Receita – Frango ao molho inglês
É tempo de churrascos ao ar livre (quando a chuva deixa). As costelas, picanhas e outros cortes tradicionais do boi não agradecem temperos complexos, preferem o sal grosso.
Mas os frangos ficam ótimos com temperos relativamente fortes, que são particularmente interessantes nesta época do ano, quando o paladar fica um pouco entediado e pede sensações mais fortes.
Eu gosto particularmente de um tempero feito com mostarda, de Dijon, que deve ir sendo pincelado nos pedaços de frango na grelha (ou na chapa).
O tempero é composto por cinco colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, ½ colher de café de tomilho seco (ou orégano), 1 colher de sopa de grãos de mostarda moídos grosseiramente; 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon, sal (1/2 colher de sopa, aproximadamente) e pimenta-do-reino.
Basta misturar todos os ingredientes numa panela, e levar ao fogo para derreter a manteiga e depois manter quente.
Esta receita de frango ao molho inglês me acompanha há décadas. Ela foi passada pelo grande cozinheiros jauense Armando Toledo, que a leu há mais tempo na antiga revista “O Cruzeiro”.
Uma marinada forte, com muito molho inglês e vinagre. O frango pode também ser feito no forno.
Ingredientes:
2 frangos cortados em pedaços nas juntas
200 gramas de manteiga
350 mililitros de vinagre de vinho branco
150 mililitros de molho inglês
2 colheres de sopa de sal
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho amassados e
pimenta-do-reino.
Utensílios:
Uma grelha (carvão, elétrica ou gás), uma tábua de cozinha, uma panela para preparar o tempero, uma vasilha grande para marinar o frango, um garfo grande para virar os pedaços de frango na grelha.
Preparo:
Disponha os pedaços de frango numa vasilha.
Misture numa panela os ingredientes do tempero: manteiga, vinagre, molho inglês, sal, cebola, alho e pimenta-do-reino. Leve ao fogo.
Quando a manteiga derreter, apague o fogo e espalhe o tempero sobre os pedaços de frango.
Deixe marinar durante duas horas no mínimo.
Prepare a grelha escolhida. Retire os pedaços de frango do tempero e leve diretamente à grelha.
Para verificar o ponto, perfure a parte mais carnuda da sobrecoxa com um garfo. Deve sair um líquido claro, sem resquícios de sangue.
Está pronto para servir.
Boa receita e um bom final de semana!
Comente