Paladar

Risoto de Provolone

03 dezembro 2008 | 01:07 por Jamil Chade

Os queijos de massa filada, entre os quais a mussarela e o provolone, estão entre os mais versáteis. Eles podem ser servidos ao aperitivo, compor saladas, lanches e dão um toque especial a muitos pratos italianos.

Neste risoto, por exemplo, o provolone entra ao lado do salmão defumado. A receita original, adaptada da revista italiana Guida Cucina, pede o provolone defumado ralado, mas pode ser feita também com um provolone apenas curado. A mussarela defumada é outra possibilidade. O gim é opcional.

Ingredientes:

350 gramas de arroz italiano para risoto (arborio, violone nano ou carnarolli);
4 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de óleo de milho;
1 cebola ralada;
1 dose de gim (opcional);
1 xícara de chá de vinho branco seco;
1 litro ½ (aproximadamente) de caldo de frango;
150 gramas de provolone ralado;
100 gramas de salmão defumado cortado em tirinhas;
1 colher de salsinha picada e sal.

Modo de Fazer:

1 – Esquente 2 colheres de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de óleo de milho e refogue rapidamente a cebola ralada. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Use uma panela grande e pesada.

2 – Junte o arroz e refogue durante uns 2 ou 3 minutos, como se estivesse fazendo o prato do dia-a-dia.

3 – Junte uma dose de gim (opcional) e, logo em seguida, a xícara de chá de vinho branco seco. Comece a mexer com uma colher de pau e deixe o líquido evaporar totalmente.

4 – Coloque, então, mais ou menos 1 xícara de caldo de frango e continue mexendo com a colher de pau para evitar que o arroz queime. O caldo deve ser mantido quente.

5 – Vá repetindo essa operação, colocando caldo e deixando evaporar, sempre mexendo, até o arroz chegar ao ponto, o que deve levar perto de 20 minutos (ou um pouco menos). O arroz deve ficar cozido, mas ainda durinho, al dente e bem úmido.

6 – Apague o fogo e junte o provolone ralado e o salmão defumado cortado em tirinhas. Incorpore a manteiga que sobrou. Salgue se necessário. Atenção, pois o queijo já é salgado. Se quiser espalhe por cima a salsinha picada e sirva.