Paladar

Sardinhas com berinjelas

21 março 2008 | 11:26 por Redação

Depois de um prato realmente caro, um outro bem mais sensato, que tem a sofisticação da simplicidade. Aprendi essa receita quando fiz um mais do que privilegiado estágio na cozinha do Moulin de Mougins, de Roger Vergé, na época três estrelas no Guide Michelin e um dos melhores restaurantes do mundo.

Uma prova de que não é necessário usar ingredientes de luxo e que Roger e seu chefe faziam para um cliente especial. Ela utiliza filés de sardinha sem as cabeças e espinhas, que podem ser compradas nas boas bancas de peixe das feiras. Ela requer o uso de uma frigideira pequena (ou uma panela pequena), que posa ir ao fogo e ao forno.

Ingredientes:

1 berinjela média;
2 pimentões vermelhos;
6 ramos de salsinha;
2 tomates;
10 filés de sardinha;
7 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;
sal grosso e pimenta-do-reino.

Utensílios:

1 faca, uma tábua de cozinha, um garfo de haste longa,

Modo de fazer:

1 – Corte as berinjelas em fatias finas, de perto de meio centímetro de espessura. Espalhe sal grosso sobre as berinjelas e deixe descansar durante meia hora. Deve soltar bastante líquido e deixar a berinjela maias suave, menos amarga.

2 – Retire a pele do pimentão, que pode deixar o prato meio pesado. Para isso, espete cada pimentão num garfo longo e leve diretamente ao fogo do gás.

3 – Quando a pele escurecer, ficar preta, leve à torneira e vá passando a mão para retirar a película queimada. Corte em fatias de uns dois centímetros de largura.

4 – Pique a salsinha. Devemos conseguir uma colher de sopa de salsinha picada,
Retire as sementes dos tomates e corte em pequenos cubos.

5- Monte o prato, forre a frigideira com as fatias de berinjela. Sobre elas, os filés de sardinha formando uma estrela. Depois, os tomates picados e as fatias de pimentões. Regue com quatro colheres de azeite de oliva e tempere com sal e pimenta.

6 – Acenda o forno. Fogo médio.

7 – Leve a frigideira ao fogo para refogar rapidamente, Os vegetais devem apenas murchar um pouco. Uns cinco minutos.

8 – Leve a frigideira ao forno. Vá vigiando o prato. Depois de uns 20 minutos a berinjela deve estar bem mole.

9 – Com os ingredientes no ponto, espalhe por cima as três colheres de sopa de azeite que sobraram e sirva na própria frigideira.

Ficou com água na boca?