Paladar

Vinhos da Córsega – Le Tire Bouchon

Vinhos da Córsega – Le Tire Bouchon

23 abril 2007 | 16:27 por Jamil Chade

Ainda são poucos os vinhos da Córsega em nosso mercado. Uma pena, pois eles representam alternativas num mundo cada vez mais padronizado, dominado pelas uvas “internacionais”.

Nada contra os feitos com a Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Sangiovese e outras, bem ao contrário. Mas é sempre bom, variar. Um dos maiores charmes do vinho está em sua diversidade.

Provei recentemente dois vinhos corsos que estão sendo importados pela Le Tire Bouchon. E gostei bastante, principalmente do branco Domaine Leccia Blanc (R$ 136).

Domaine

Um vinho da denominação de origem controlada Patrimonio, feito com a uva Vermentinu (Vermentino), que também é chamada de Rolle no Sul da França. Uma uva aromática, provavelmente relacionada com algum tipo de Malvasia.

O Domaine de Leccia se mostrou aromático, agradável, com uma boa acidez e bastante charmoso. Acompanhou muito bem os peixes grelhados num almoço no Peixaria Itaim, um restaurante simpático, especializado em grelhados do mar.

O tinto Domaine D´Alzipratu Cuvée Fiumeseccu 2004 (R$ 75,50), de denominação Calvi agradou também. O tipo do vinho que não é grande (e não pretende ser), mas tem bom aroma, frutado, com alguns toques vegetais.

Dalzipratu

Simples, não dos mais encorpados, mas que dá vontade de continuar bebendo. Resultado de um corte das uvas Nielucciu, (Nieluccio) que dá vinhos robustos, tânicos, que pode ser um tipo de Sangiovese e que fica com 60% do total); Sciacarellu (Sciacarello)nativa da Córsega, que dá vinhos complexos e tânicos entra com 20% do corte e Grenache,uma das uvas mais populares da regiões mediterrâneas.

Um tinto com aroma bom, frutado. Na boca gostoso, com boa acidez e com pouco tanino, o que facilita as combinações. Não dos mais concentrados e potentes, mas agradável . Foi muito bem mesmo com um pimentão recheado com picadinho de carne e molho de tomate.

A Le Tire Bouchon é um misto de uma loja, com um bar de vinhos e pode estar “evoluindo” para virar um restaurante. De terça a sexta, a partir das happy hours com salgadinhos caprichados do chefe Felipe Ferragut. As 20h propõe um jantar harmonizado com vinhos. É preciso reserva. Em todas ocasiões, 600 opções de vinhos a preço de prateleira.

A Le Tire Bouchon fica na rua Barão de Tatuí, 285, Santa Cecília, 3822-0515.

Ficou com água na boca?