Publicidade

Publicidade

Blogs

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Só queijo

Só queijo

A sonhada alforria do Senzala e os novos queijos da produtora Marly Leite

Marly revela como cultiva o mofo branco no queijo e conta como sua produção está "meio ilegal" desde que ganhou a medalha Super Ouro na França.

"- Eu sempre quis fazer tudo certinho, há mais de 15 anos nos cadastramos no IMA para ter a queijaria de acordo com as normas... mas depois que ganhei a medalha Super Ouro na França em 2017 e estou vendendo nosso queijo de mofo branco a clientes do Brasil inteiro, estou um pouco fora da lei" confessa Marly Leite, produtora de Sacramento.

Marly e o marido Joel transformam o leite na fazenda Caxambu em Sacramento, município que faz parte da região de Araxá, Minas Gerais, e não podem vender fora do Estado. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras 

Mofo branco "natural" com ajudinha técnica

"- O mofo branco sempre deu na nossa queijaria naturalmente, mas minha avó orientava de tirar,  lavando e secando" conta Marly. Quando ela participou do primeiro curso de cura dado pela SerTãoBras em São Roque de Minas, em fevereiro de 2017, Marly viu que mofo de queijo não é patogênico e, pelo contrário, agrega sabor e valor ao produto.

PUBLICIDADE

Queijo Senzala no início da cura, com mofo ainda discreto. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras 

No curso, ela aprendeu a cultivar esse mofo, deixando a sala de cura sempre molhada e diminuindo a temperatura. "- Eu virei a mangueira do ar condicionado para dentro da sala de cura, para que a umidade do ar volte para a sala, pingando em um balde e mantendo o ar mais úmido " revela Marly.

PUBLICIDADE

Novos queijos

O queijo Tikin. FOTO: Débora Pereira/SerTãoBras 

"- Estar fora da lei não é confortável, quero ver logo a alforria da legislação para todos os queijos artesanais brasileiros que estão na mesma situação que eu" disse Marly.

PUBLICIDADE

Tikin, Imperial e Senzalinha são as novidades da gama queijeira da Fazenda Caxambu. Veja as explicações no vídeo abaixo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE