PUBLICIDADE

Blogs

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Só queijo

Só queijo

Agenda internacional do queijo: confira os eventos adiados pela pandemia

Concursos, salões e festivais têm cronograma redefinido por conta dos riscos de contaminação do coronavírus, veja as novas datas

Nos Estados Unidos e na Europa, praticamente todos os eventos de queijo foram cancelados em 2020. Para 2021, ainda restam incertezas, mas os organizadores já anunciam um novo calendário em busca de recuperar o tempo perdido.

Fancy Food Show confirmado em San Francisco em janeiro

Queijinho fresco com mel. Essa foi a imagem escolhida para divulgar o Fancy Food Show em San Francisco, com o slogan: esse é o gostinho de amanhã. Depois de cancelar a edição de junho, prevista para ocorrer em Nova York, a organização insiste em confirmar as datas de 17 a 19 de janeiro na Califórnia, mesmo com pandemia, eleições e movimentos sociais explodindo o país. É muito otimismo!

 

Imagem do site do Fancy Food Show. FOTO: Divulgação

PUBLICIDADE

 

O evento, bi-anual, reúne tudo de mais chique no mundo gastronômico em duas edições, uma no verão, em junho em Nova York, e outra no inverno, em San Francisco,

"Dado o estado atual da pandemia, estamos trabalhando em estreita colaboração com funcionários do Moscone Center, da cidade de San Francisco e do estado da Califórnia para encontrar a melhor maneira de manter a saúde e bem-estar de todos os que expõem, assistem e trabalham no Fancy Food", anunciou a organização do evento.

Para janeiro, em San Francisco, está prevista uma noite de gala promovida pelo Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira (Cniel da França) em parceria com a Guilda Internacional dos Queijeiros.  "A cerimônia de entronização da Guilda para os profissionais será dia 18 de janeiro, no hotel Intercontinental, em frente ao San Francisco Convention Center , se tudo der certo", explica Charles Duque, diretor administrativo para as Américas da Cniel. "Um bufê de queijo vai mostrar a diversidade da nossa oferta francesa para os norteamericanos", explica ele.

Normalmente, a noite de gala da Guilde no Fancy Food atrai cerca de 250 convidados (produtores, cooperativas, importadores, distribuidores e varejistas). "Vamos apresentar nossa campanha France, Terre de Lait (França, terra do leite, em francês). É uma abordagem de progresso coletivo, sustentável, com rastreabilidade que garante a origem de cada litro de leite francês. Este é nosso alto padrão de qualidade", especifica Charles.

PUBLICIDADE

 

Cerimônia da Guilde durante Fancy Food Show. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager  

 

Mondial du Fromage na França será em junho de 2021

PUBLICIDADE

Na França, a 5ª edição do Mundial do Queijo e Produtos Lácteos acontecerá de 6 a 8 de junho em Tours, Vale do Loire. A novidade é que o concurso internacional de queijos será no primeiro dia do festival, para que os vencedores possam expor seus prêmios em seus estandes durante os três dias de salão.

O Concurso do Melhor Queijo do Mundo está com inscrições abertas (geralmente fecham em janeiro). Em 2019, foram 11 candidatos de nove países na competição.

Outro grande momento do Mundial de Tours é a mesa de queijo na noite de encerramento, que inclui um capítulo Guilda Internacional dos Queijeiros.

 

Três toneladas de queijo expostas, todos do concurso de queijos. FOTO: Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager

PUBLICIDADE

World Cheese Awards anula em 2020 e confirma 2021

 

Edição de 2018 na Noruega. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

PUBLICIDADE

Na Espanha, o World Cheese Awards, que aconteceria em Oviedo em novembro de 2020, foi adiado para 2021, informou a Guild of Fine Food, que organiza a feira. Agendada para 3 a 6 de novembro de 2021, a 33ª edição do concurso reunirá a comunidade global de queijos no Palacio de Exposiciones y Congresos em Oviedo, no âmbito do Festival Internacional de Queijo Paraíso das Astúrias em 2021.

"Depois de muitos meses de discussões, foi tomada a decisão de garantir a segurança dos juízes, dos organizadores e do público em geral, preservando a singularidade da competição e permitindo que a região aproveite ao máximo seu momento de destaque global", explicou John Farrand, diretor geral da Guild of Fine Food e organizador do concurso. "Isso me entristece profundamente, mas olhando para o quadro geral, é a melhor decisão. Reunimos 250 juízes de mais de 30 países diferentes, queijos de seis continentes e profissionais de todos os cantos do planeta. Milhares de visitantes participam de degustações, oficinas, atividades... A impossibilidade de interações sociais prejudicaria a própria essência do evento", disse ele.

Luisa Villegas, diretora geral do Instituto del Queso e organizadora do Festival Internacional do Queijo das Astúrias acrescentou: "depois de analisar as vantagens e desvantagens, estamos convencidos de que será muito mais benéfico para o Principado das Astúrias adiar o evento por um ano, permitindo-nos atingir os objetivos que nos propusemos. Após a pandemia, temos uma responsabilidade ainda maior para com a região, para maximizar o impacto do nosso tempo como anfitriões do World Cheese Awards. O adiamento nos oferece uma oportunidade fantástica de colocar Oviedo no coração do mundo do queijo por mais um ano. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para continuar a manter viva a chama do festival nos próximos meses, com o objetivo de contribuir para a crescente economia do setor agroalimentar do queijo. Temos um ano para trabalharmos juntos pelo bem das Astúrias, pela nossa recuperação econômica e social, vamos aproveitar esta oportunidade", disse Luisa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE