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Só queijo

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Aproveite a oferta de queijos dentro do maior mercado gourmet de Lyon

Denis Bert, gerente da Maison Cellerier, uma das quatro queijarias dentro do Halles Paul Bocuse, montou uma caixa surpresa de queijos para os brasileiros

11 abril 2018 | 16:32 por Débora Pereira

Denis Bert é responsável pelo setor de queijos da Maison Cellerier, que fica dentro do maior mercado gourmet de Lyon, o Halles Paul Bocuse. A Maison Cellerier é uma marca de prestígio que tem oito boutiques dedicadas à alta gastronomia (embutidos, pastelaria, padaria fina, frutos do mar, vinho, trufas e queijos).

Denis trabalha no mundo dos queijos em Lyon há mais de 25 anos. “– Os clientes“, disse ele, “exigem uma regularidade da oferta em termos de qualidade de sabor e uma apresentação muito boa dos produtos”. Ele nunca fica sem um comté curado 30 meses ou um “verdadeiro” camembert da Normandie. 50% da gama de 200 queijos vem de curadores/atacadistas como Scapa, Piollat ??e Janier em Lyon. A outra metade é comprada diretamente dos produtores. Em dezembro, a Maison Cellerier contava com 280 queijos.

Denis montou uma caixa de queijos especialmente para o blog, com um queijo de cabra no formato da bandeira da França, um em formato de coração e um Époisses, de vaca, de casca lavada. Confira no vídeo acima!

Queijos de cabra no formato da bandeira da França e de coração e um époisses de casca lavada. FOTO: Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager

O Halles Paul Bocuse tem mais três queijarias imperdíveis para visitar. A Maison Mons tem um bom espaço para sentar e degustar uma tábua de queijos no seu cheese bar. Mère Richard é a mais tradicional, cura o saint-marcelin somente na palha. E a Beillevaire vale a visita só de ter mais de 90% dos seus 150 queijos feitos de leite cru.

– Todos os queijeiros presentes neste mercado têm uma oferta muito boa de queijo“, Denis admite. “– O mais importante é que todos tratam muito bem seus clientes, que é sempre bem-vindo, com o sorriso. O comércio de queijos evoluiu na direção da proximidade com o cliente, da gentileza … Devemos prestar um serviço perfeito”. Ele conta com cinco funcionários todos os dias e mais dois nos fins de semana. A Maison Cellerier realizou 1 milhão de euros de faturamento somente na boutique de queijos em 2017.

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