Paladar

Só queijo

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Boutique no País Basco francês vende queijos de diferentes nacionalidades

No interior do França, loja oferece uma gama de mais de 150 opções; confira nossa visita em vídeo

26 de outubro de 2020 | 13h50 por Débora Pereira

Uma loja de cidade do interior, mas com queijos italianos, ingleses e até da Lituânia. “Antes de abrir a boutique fiz um estudo da possível clientela e vi que a cidade não tem muitos turistas. Então optei por vender uma gama de queijos mais global, para que as famílias daqui pudessem ter acesso a esses sabores de outros lugares”, conta Lætitia (se pronuncia Leticiá), 41 anos. Ela abriu a loja há cinco anos.

Visão geral da boutique. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager 

 

A boutique (o jeito chique que os franceses chamam as lojas de queijo) fica no coração de Bayonne, perto do mercado Les Halles. Bairro animado e colorido, onde você pode sentar nos cafés vizinhos para saborear os excelentes queijos.

Tábua de queijos com o inglês shropshire, o džiugas da Lituânia e os locais de cabra e tomme de ovelha. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Sua gama tem também queijos bascos feitos de leite cru, como o queijo de ovelha ossau-iraty DOP. Entre os queijos do mundo, destaque para os italianos, como um gorgonzola excepcional, e os ingleses shropshire e cashel blue. Os queijos locais ela compra direto dos produtores: “apoiar o trabalho dos agricultores é cultivar a própria vida”, disse ela.

 

Les fromages de Laetitia
18 Rue Guilhamin, 64100 Bayonne

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências