Paladar

Só queijo

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Bries recheados para fazer em casa

O famoso queijo brie pode ser sofisticado quando recheado com trufas ou ganhar status de sobremesa, com frutas secas confitadas.

27 de maio de 2020 | 11h48 por Débora Pereira

Bries recheados mudam com as estações na França. No outono, as preparações com frutas confitadas e frutas secas são a moda, no inverno os campeões são os recheados com trufas. No verão os cremes com ervas aromáticas no interior são os mais refrescantes, com basilicão ou coentro.

Sem poder viajar para fazer reportagens queijeiras em tempos de coronavírus, sempre bate o momento nostalgia onde viajo nas memórias das antigas reportagens.

Nos vídeos abaixo, uma preparação de brie com trufas que acompanhei no Cheese-bar da queijaria Jeannot, perto de Toulouse.

A queijeira Patricia conta que já faz essa receita há 26 anos. O segredo, para quem não tem trufas frescas, é utilizar trufas conservadas no óleo que podem ser compradas em lojas especializadas em produtos finos.

Preparação do recheio com trufas. FOTO: Débora Pereira/SoCheese

 

É preciso espalhar bem o recheio

 

Brie de outono com ingredientes da estação

Neste outro vídeo, Julie da queijaria Sena, também em Toulouse, ensina o passo a passo da sua receita de brie com nozes, pera e baunilha.

É possível rechear camembert, brillat savarin ou outro queijos de massa mole e casca florida. Com cuidado para não escolher um queijo muito cremoso e curado, para poder cortar duas partes iguais corretamente,

Brie com pêra, nozes e baunilha

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?