"Você vai ver coisas com queijo que nunca viu antes na sua vida", me prometeu Adam Moskowitz, criador do concurso The Cheesemonger Invitational, em São Francisco, capital da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos - veja como foi o evento no vídeo no fim do post.
Eu o conheci em 2013 quando entramos juntos para a grande família da Guilde Internationale des Fromagers e logo fiquei impressionada pela sua irreverência. "É uma competição para honrar e inspirar os comerciantes de queijos no varejo", explica ele sério, dentro de uma fantasia de vaca com as tetas na barriga.
O concurso é também chamado de festival Cheesepaloza e é realizado em uma casa de shows. O público pode comer a quantidade que desejar de todos os queijos expostos, de produtores americanos e estrangeiros.
Realizado anualmente desde 2010, o festival é também "A" ocasião para queijeiros exibirem suas habilidade em provas como "criatividade para falar sobre um queijo em vendas", "cortes originais" e "preparação de tábuas". No dia anterior ao concurso, eles têm um atelier especial com os jurados e aprendem técnicas para colocar o queijo em destaque no comércio.
O clima é de adrenalina. Fãs torcem apaixonadamente pelos seus candidatos preferidos. Uma festa onde os participantes competem no centro do palco e animam a festa junto com os organizadores. "É incrível, eles fazem essa festa infernal para competir e, no final, o campeão é coroado no palco como se fosse uma estrela de cinema", conta Rodolphe Le Meunier, queijeiro francês. Ele é organizador do Mundial do Queijo em Tours e um dos patrocinadores do evento em São Francisco.
Jason Hinds, da famosa queijaria inglesa Neal's Yard, avalia que essa explosão de interesse pela cultura artesanal queijeira nos Estados Unidos "se deve ao fato que muitos produtores artesanais estão cada vez mais propondo seus queijos em grandes supermercados, que por sua vez estão investindo em espaços e vitrines especiais e em vendedores formados para educar os clientes".
Esses vendedores, os cheesemongers, são profissionais aptos a explicar a história e origem dos queijos, aconselham alianças com bebidas e outros alimentos e são responsáveis pela "educação" dos consumidores.
"Uma nova tendência aqui são pratos de queijos decorados com muitos outros acessórios", diz Janet Fletcher, blogueira do Cheese Planet e jurada do concurso. Vale tudo: grãos, mel, geleias, chocolate, charcutaria, frutas, café, em formas contrastadas.
Jill Zenoff, a campeã de 2019, é supervisora da loja de queijo Cowgirl Creamery. Foi coroada ao som de We are the Champions e, depois, cantou uma canção especial para o público (veja no vídeo abaixo). Grandes emoções!