PUBLICIDADE

Blogs

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Só queijo

Só queijo

Gol de placa: ex-jogador de futebol faz sucesso com loja de queijos na França

Grand Cerf está localizada em Metz, no corredor gastronômico que dá nome à queijaria

Jogador de futebol profissional de um clube alemão dos 19 aos 33 anos, Jonathan Zydko é, hoje, quatro anos depois de se aposentar no esporte, dono de uma loja de queijos que tem mais de 100 referências de produtos. "Minha esposa Céline e eu adoramos comer! Eu queria ser comerciante, então fiz a formação da Federação dos Queijeiros da França, que inclui um estágio de um ano em uma loja. No terceiro dia de estágio eu já tinha certeza que era isso que queria para minha vida", disse.

 

Parte da equipe da loja. FOTO: Arnaud Sperat czar/Profession Fromager

 

Empreendedor, ele viu vagar uma loja na rua do Grand Cerf, que dá nome à loja, e é a rua gourmet de Metz: "foi uma excelente oportunidade para instalar meu negócio".

PUBLICIDADE

Uma grande janela se abre para a rua e os clientes podem ser atendidos sem entrar na loja: os queijos são cortados na frente do freguês. À direita, junto ao caixa, uma vitrine de produtos frescos apresenta toda a gama de iogurtes, cremes e massas filadas.  A área de vendas é de apenas 30 m². A loja dispõe de duas câmaras frigoríficas na cave com ambientes distintos (4ºC e 10ºC) e ainda um laboratório de preparações lácteas. "Abrimos em abril de 2017. Atingimos um volume de negócios de 160.000 EUR no primeiro ano e atingimos 750.000 EUR no terceiro ano. Céline cuida da gestão contábil com a ajuda do meu sogro. Estamos muito satisfeitos com esta nova vida."

 

Vitrine de produtos fresco ao lado da gama de bebidas. FOTO: Arnaud Sperat czar/Profession Fromager

 

No centro, uma mesa de vidro apresenta a gama da casa. A criação emblemática é a "delícia de Céline", um camembert recheado com mascarpone, nozes, pera cristalizada por 8 horas em fogo baixo e baunilha. Ele também recheia seus bries com cogumelos, vinho e castanhas cristalizadas, e faz sobremesas como mousse de chocolate, panna cotta e fontainebleau.

PUBLICIDADE

 

Beurre, oeufs, fromages... Manteiga, ovos, queijos, o que não falta nas lojas de queijos francesas. FOTO: Arnaud Sperat czar/Profession Fromager

 

Metz é muito próxima da Alemanha "Eu recebo os turistas em alemão, isso é uma grande vantagem", disse ele.

Veja no vídeo abaixo todos os detalhes dessa loja super charmosa.

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE