Paladar

Só queijo

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Ideias para valorizar o queijo na ceia de Natal

O sucesso de tábuas de queijos para festas vem da harmonia de cores e texturas e da boa escolha dos ingredientes; confira ideias de tábuas decoradas

18 de dezembro de 2018 | 16h00 por Débora Pereira

De estilo mais sóbrio ou mais moderno, arranjos e decorações são uma forma de motivar o consumo de queijo em ocasiões especiais.

Para dar um toque de alto astral, plantas comestíveis cheirosas, como alecrim, manjericão ou hortelã ajudam a tropicalizar os seus momentos de gulodice. Confira algumas ideias abaixo.

 

Casquinha de mimolette com sementes de papoula

Derreta montinhos de queijo ralado no forno e, enquanto eles ainda estiverem quentes e maleáveis, decore com sementes de papoula e molde as casquinhas (em formato curvo, como um taco). Depois de esfriar, eles ficam super crocantes (a técnica é parecida com esses cannoli de parmesão, veja em vídeo). Dica: não coloque a semente de papoula no forno, ela é mais sensível ao calor que o queijo e pode dar cheiro de queimado.

Casquinha de Mimolette por Claire Griffon, de Paris. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Cestinha de queijo parmigiano reggiano com balsâmico

O charme dessa cestinha está em harmonizar o queijo com vinagre balsâmico de figo reduzido com mel. Uma versão mais espessa e concentrada do vinagre pode ser obtida cozinhando o líquido em fogo baixo. Deixe para acrescentar o mel só no final, depois de apagar o fogo. Super potente, uma gotinha é suficiente!

Cestinha de queijo parmegiano. FOTO: Débora Pereira/SoCheese

Flores de comté em moldura

O arranjo pode ser adaptado a qualquer queijo de massa prensada cozida, com o cuidado de preservar a casca da fatia, que vai servir de moldura. Atenção para escolhas das flores: compre flores orgânicas e comestíveis, pois as de floricultura são cheias de agrotóxicos. Ou use sua criatividade com trevos, azedinhas, flores de manjericão, de cebolinha e outras comuns nas hortas domésticas.

Flores de comté com flores violetas. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Planeta queijo

O segredo dessa tábua é cortar todas as fatias na mesma espessura, posicionar lado a lado e e em seguida cortar o conjunto com uma forma de torta redonda. O suporte de cor escura valoriza mais o contraste dos queijos. Enfeitar com estrelinhas e bolinhas.

“Planeta Queijo”, de Martine Dubois, comerciante de queijos em Paris. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Pequenas porções no palito

Para aproveitar o máximo cada fatia de queijo, as bolas cortadas e suspensas com ajuda de um palito podem ser fixas na mesma peça onde foram cortadas, alternadamente. Na base, a fatia é cortada em pedaços menores e o vazio preenchido com uma avelã sem casca.

Comté no palito. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Queijo fresco com rosas

Refrescante e colorido, o queijo com rosas deve ser comido no mesmo dia, para que as rosas mantenham o bom aspecto visual. Vale pulverizar o queijo antes com uma mistura de água e algumas gotas de essência de flor de laranjeira, encontrada em casa de produtos árabes. A rosa pode ser seca ou fresca.

Queijo com rosas e folhas verdes. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Como calcular a quantidade de queijo para uma festa

Calcule 70g de queijo por pessoa se o queijo for parte de uma ceia. Se o jantar for unicamente queijo, prever 250g por pessoa… Confira outras ideias e conselhos.

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências