Publicidade

Publicidade

Blogs

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Só queijo

Só queijo

Receita de fondue para 100 homens fortes

Filme de origem desconhecida mostra a receita do fondue executada pelo exército suíço, abrindo o apetite para as festas de final de ano

Festas de final de ano, frio na Europa e o fondue vira o rei das refeições! Um vídeo antigo sobre a realização da iguaria pelo exército suíço (origem desconhecida) viralizou na França e a cara de gulodice dos soldados anima a experimentar a receita, mesmo no calor brasileiro.

Se a tradução não aparecer automaticamente, clique no ícone de configuração e escolha português.

Como a quantidade para 100 homens (fortes) pode ser exagerada para nossas famílias modernas, o ideal é calcular a quantidade de 250 gramas de queijo por pessoa, sendo 3/4 de gruyère suíço e 1/4 de emmental. Pode ser comido com pão dormido, para não esfarelar no queijo derretido, ou com batata cozida, mas não muito cozida, para não se desfazer quando o garfo mergulhar na panela.

 

PUBLICIDADE

Caquelon de servir fondue. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

Aliás, panela não. O nome desse recipiente usado no vídeo é caquelon. Ele tem um suporte para acender o fogo com ajuda de pedrinhas de álcool e assim manter a temperatura baixa enquanto o fondue é servido.

Se o fondue estiver muito grosso, acrescente vinho branco ou água. Ao contrário, se estiver muito líquido, adicione amido de milho misturado com vinho branco. Para tornar a mistura mais lisa, você pode colocar creme de leite.

O melhor lugar do universo para comer fondue é o restaurante Des Remparts, na vila de Gruyère - escolha uma mesa no fundo do salão, bem ao lado da janela, para contemplar a magnífica paisagem dos vales verdejantes enquanto saboreia um legítimo fondue.

PUBLICIDADE

 

Cidade de Gruyère, berço da receita de fondue. FOTO: Débora Pereira/Profession Fromager

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE