Sete compotas de frutas para você preparar em casa
Elas duram na geladeira e são ótimas sobremesas
12 de outubro de 2016 | 15:36por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo
Deliciosas, práticas ao dia a dia e fáceis de fazer. As compotas são verdadeiras iguarias doces - e são ótimos investimentos de tempo. Elas duram na geladeira, servem de sobremesa e combinam com queijos, iogurtes, sorvetes e torradas. E o preparo exige basicamente dois ingredientes: frutas e açúcar. Por isso, o Paladar elencou sete receitas (mais uma salgada de bônus) para que você prepare suas compotas hoje mesmo.
Sete compotas de frutas para você preparar em casa
1 de 8
Foto: Felipe Rau/Estadão
Compota de cascas de jabuticaba
As compotas surgiram da necessidade conservar alimentos para épocas menos produtivas do ano. Portanto, que tal começar com uma fruta que tem safra agora em outubro? As jabuticabas vão render uma ótima compota. Aprenda a receita.
Foto: Alex Silva/Estadão
Compota de limão
Há uma fruta que certamente nunca falta nas cozinhas brasileiras: o limão. E isso não é sem motivo, o limão serve para tudo – inclusive para fazer compota. O preparo desta receita que leva limões-sicilianos é do chef Jefferson Rueda. Confira aqui.
Foto: Tiago Queiroz
Compota de limão zamboa
Se a vida te der um limão, faça uma limonada. Mas se ela te der duas dúzias de limão zamboa, dá para fazer, além da limonada, uma ótima compota. Esta fruta também costuma ser conhecida como laranja-amarga ou azamboa. Veja a receita.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Compota de laranja kinkan
Tire as sementes, corte os cabinhos e as extremidades da fruta, e ferva bastante. É preciso domar a acidez das laranjas kinkan para fazer uma boa compota. Se quiser uma bela sobremesa, faça como Pasquale Nigro, do restaurante Pasquale Cantina: sirva esta conserva doce com fromage blanc. Aprenda como fazer.
Foto: Luis Eduardo Vaz/Divulgação
Compota de caju da dona Inácia
Quer um acompanhamento ideal para o queijo coalho? Faça esta compota de caju. Não tem erro, é só seguir a receita da dona Inácia, mãe do Wanderson Medeiros, chef do restaurante Picuí. Confira o passo a passo.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Compota de goiaba
Se faltar goiabada, não tem problema. Você já pode preparar Romeu e Julieta de outra maneira: combinando um queijinho cremoso com compota de goiaba. E esta conserva não vai bem só com queijos, mas também iogurtes, sucos e vitaminas. Veja como fazer.
Foto: Roberto Seba/Estadão
Compota de mirtilos com iogurte caseiro
A chef Carla Pernambuco ensinou essa receita em pleno Paladar Cozinha do Brasil. Mas você não precisa ter ido ao evento para aprender: já dá pra saber como preparar essa deliciosa compota de mirtilos com iogurte caseiro, ideal para o café da manhã. Veja aqui.
Foto: André Dusek/Estadão
BÔNUS: Compota de guariroba com aromas do quintal de Cora
Opa, espera aí. Não eram sete? Sim, mas esta é bônus! Diferentemente das outras, ela é salgada. Criação dos chefs goianos Emiliana Azambuja e Humberto Marra, esta conserva foi inspirada no pomar que a poetisa Cora Coralina mantinha em seu quintal. Confira a receita.
/ com reportagem de Rafael Batistella, especial para o Estado