Paladar

Ingredientes

Ingrediente

Azeite

O azeite é um óleo obtido a partir das azeitonas, fruto das oliveiras. Diversos tipos de azeitona podem ser utilizados no preparo, o que gera uma grande variedade de cor, aroma e sabor. O azeite começou a ser cultivado na região mediterrânea oriental e é um dos alimentos mais antigos do mundo. Os principais produtores e consumidores de azeite são Espanha, Itália e Grécia. No Brasil, as principais regiões produtoras são a Serra da Mantiqueira e o sul do Rio Grande do Sul. 

Os azeites mais encontrados no mercado são o extravirgem, virgem e óleo de oliva, e a principal diferença entre eles é a acidez. De acordo com o especialista Arnaldo Comin, o azeite extravirgem não é refinado e tem até 0,8% de acidez. Os azeites virgem e óleo de oliva têm acidez maior e pouco sabor e aroma.

 

Como escolher

Identifique a origem do produto e confira se foi produzido e engarrafado no mesmo lugar. Outro critério relevante é verificar a safra do azeite pela data de envase e a data de validade. Quanto mais fresco, mais aroma e sabor ele terá.  Azeites embalados em vidro escuro ou lato têm aroma e sabor mais bem conservados.

Ficou com água na boca?

 

Como conservar

O azeite deve ficar sempre longe do calor e em embalagens escuras. O ideal é consumir em um ano.

 

Melhor época

Para os nacionais, maio (a safra é de março a abril e o produto leva dois meses para chegar ao mercado). Para os importados, abril (a safra é em outubro e novembro e o produto leva cinco meses para chegar às prateleiras).

 

 

Leia mais

Conheça os azeites 100% brasileiros 

Filipe Araujo
Filipe Araujo

Ficou com água na boca?