Paladar

Ingredientes

Ingrediente

Curry

Mistura de ervas e especiarias popular em culinárias orientais. Os ingredientes mais usados para compor o curry são coentro, cominho, cúrcuma, gengibre, pimenta-do-reino, cravo e páprica. Eles são pilados até se transformar em pó, pasta ou tablete. Há três principais estilos de curry: o indiano, o japonês (mais adocicado) e o tailandês (que tende ao frescor de capim-santo e limão).

As três correntes usam em geral os mesmos ingredientes aromáticos triturados que compõem o curry. O tipo tailandês, no entanto, possui um sabor mais parecido com o limão ou capim santo, já o o japonês é mais doce e normalmente possui frutas e pó de cacau na composição.

 

Como escolher

O especialista em temperos, Nelo Linguanotto afirma que o ideal é provar o produto na hora da compra: Outra dica do especialista é procurar na embalagem os itens que formam o produto. “Veja se na formulação há algum tipo de farinha. Se tiver, evite, pois o curry não está puro. Há algumas empresas que acrescentam para baratear a produção.”

 

Como conservar

Em embalagem bem fechada, mesmo quando estiver em uso. “É comum as pessoas quando estão cozinhando deixarem para fechar o pote depois, mas isso facilita o contato do pó com outras impurezas estragando o curry”, afirma Linguanotto. O pote deve ser guardado em local escuro e seco, por até seis meses. Dê preferência em compras de pequenas quantidades, mantendo o frescor das especiarias por mais tempo.

 

Melhor época

O ano todo.

 

Leia mais 

Conheça os três tipos de curry – indiano, tailandês e japonês. E aprenda a prepará-los.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz

Ficou com água na boca?