Bebida

Bebida

4 filmes para assistir com uma taça de vinho na mão

Na dica de ‘Paladar’ na semana, selecionamos três filmes de ficção e um documentário para os apaixonados pela bebida

29 de julho de 2022 | 08:00 por Matheus Mans, O Estado de S.Paulo

'Sideways' conta a história de dois amigos que vão celebrar uma despedida de solteiro na rota do vinho na Califórnia

'Sideways' conta a história de dois amigos que vão celebrar uma despedida de solteiro na rota do vinho na Califórnia Foto: 20th Century Studios

Uma taça de vinho na mão, a pipoca na outra e, na tela da televisão, um bom filme sobre a bebida. Para o seu final de semana ficar mais interessante, Paladar selecionou quatro filmes, todos eles disponíveis em serviços de streaming por assinatura ou para aluguel e compra, que falam sobre enaltecem o vinho e colocam a bebida como centro das atenções.

Sideways: Entre Umas e Outras

Para quem ama vinhos, Sideways: Entre Umas e Outras é uma das opções mais legais para você assistir no conforto de sua casa. Estrelado pelos sempre ótimos Paul Giamatti e Thomas Haden Church, o longa-metragem mostra esses dois amigos que saem para uma viagem de despedida de solteiro, degustando vinhos pelas vinícolas da Califórnia. Ao melhor estilo road movie, com vários encontros pelo caminho e problemas que vão desafiando a amizade dos dois, o filme preza por uma fotografia que embeleza ainda mais as vinícolas e sabe como fazer que o vinho, ao lado da amizade dos dois, seja protagonista. Disponível para assistir exclusivamente no serviço de streaming por assinatura do Star+.

Wine Country 

Outra boa opção é o filme Wine Country, comédia norte-americana exclusiva da Netflix. Como o próprio nome sugere (“país do vinho”, na tradução livre), o longa-metragem acompanha um grupo de amigas de adolescência que, na comemoração dos 50 anos de uma delas, decide viajar para a região de Napa Valley, conhecida por seus excelentes vinhos. Com um elenco formado por nomes como Amy Poehler, Tina Fey e Maya Rudolph, o filme se torna uma espécie de “versão feminina” de Sideways: Entre Umas e Outras, com problemas, discussões e questionamentos mais relacionados ao universo das personagens. No entanto, o que mais importa: o vinho provoca algumas das melhores cenas do longa.

Saint Amour: Na Rota do Vinho 

Para fechar as opções de filmes de ficção, nada melhor do que o francês Saint Amour: Na Rota do Vinho. Protagonizado por Gérard Depardieu, o filme fala sobre Jean, um homem que tem uma relação conturbada com o filho e que, assim como visto em Sideways e Wine Country, decide usar uma “rota do vinho” para avançar nas conversas, pensar sobre a vida e refletir sobre o que estão fazendo. Difícil não se encantar com a atuação de Depardieu, que sempre encontra delicadeza em meio a brutalidade, e com as belíssimas paisagens das vinícolas francesas enquanto os personagens degustam taças de vinhos de Bordeaux. Disponível para compra e aluguel em plataformas como Claro TV+, iTunes e Google Play.

SOMM: Into the Bottle

Agora, se você não quiser saber de ficção e estiver interessado em mergulhar na história do vinho em detalhes, a melhor opção é o documentário SOMM: Into the Bottle. Disponível para assistir no streaming por assinatura do Amazon Prime Video, o documentário traz entrevistas e relatos de vinicultores e sommeliers que mergulham nos mistérios do vinho e abordam desde sua deliciosa história até os modos de fabricação e comercialização. Ideal para quem está entrando agora no universo da bebida e quer saber mais detalhes de como a uva se transforma na garrafa no centro de sua mesa. Vale a dica: fique de olho no documentário SOMM (sem o subtítulo), de 2013, sobre quatro pessoas tentando conquistar o título de Mestre Sommelier. Infelizmente, por enquanto, não está disponível no Brasil. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?