Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

As medalhas do Concurso Brasileiro de Cerveja 2019 (e o que elas querem dizer)

O prêmio do Festival Brasileiro da Cerveira em Blumenau é o mais importante do Brasil; conheça os rótulos e cervejarias vencedores do ano

12 de março de 2019 | 23:21 por Heloisa Lupinacci, O Estado de S.Paulo

A gaúcha Suricato Ales, que chamou a atenção no ano passado ao ganhar diversos prêmios no concurso do Festival Brasileiro das Cervejas ganhou, neste ano, o prêmio de melhor cervejaria de pequeno porte do festival. Na noite desta terça (12), o Concurso Brasileiro de Cerveja 2019 divulgou seus vencedores.

 A paranaense Cathedral ganhou o prêmio de melhor cervejaria de médio porte. E a mineira Backer, a medalha de melhor cervejaria de grande porte. 

O prêmio do Festival Brasileiro da Cerveira em Blumenau é o mais importante do Brasil.

O prêmio do Festival Brasileiro da Cerveira em Blumenau é o mais importante do Brasil. Foto: Daniel Zimmermann

Foram eleitas cinco melhores cervejas do festival. As premiações são  divididas entre experimentais e comerciais e foram as seguintes: 

● Donner Craf Brew (RS) Cerveja Forte Clara Puro Malte (American Style Strong Pale Ale), na categoria experimental de pequeno porte; 

● Salva Craft Beer Export Salva (International-Style Pilsener), na categoria experimental de médio porte;

● Salvador Brewing Co. Ardenas Sour Pepino (hybrid/mixed beer), na categoria comercial de pequeno porte; 

● Cervejaria Unika Catharina Sour Ameixa e Laranja (ale styles, catharina sour), na categoria comercial médio porte;

● Tupiniquim Funky Sour (hybrid/mixed beer), na categoria comercial de grande porte. 

O prêmio do Festival Brasileiro da Cerveira em Blumenau, evento que começa nesta quarta na cidade catarinense, é o mais importante do Brasil. Dita quais cervejas vão virar as queridinhas dos beer geeks, quais vão chegar às lojas no Brasil todo (e especialmente em toda a região de Pinheiros). E cada vez a premiação tem mais categorias. As de cervejaria e melhores cervejas são as principais. O que elas querem dizer? 

● Que a Suricato merece mesmo a atenção que vem ganhando;

● Que a Backer é a grande cervejaria artesanal brasileira;

● Que a Salvador é uma cervejaria para acompanhar de perto;

● Que a Tupiniquim sempre tem coisa boa;

● Que cerveja refrescante é com a gente. Não à toa as melhores cervejas são lagers e sours.

Nos próximos cinco dias, milhares de bebedores irão para os pavilhões do Parque Vila Germânica provar algumas das vencedoras do concurso em mais uma edição do festival que enfrenta um dilema cada vez mais evidente. Com presença majoritária de cervejarias das regiões sul e sudeste, continua fazendo sentindo o nome Brasileiro diante do evidente crescimento de outras regiões cervejeiras no País? 

Certo, esta pergunta pinta todos os anos e o festival vai continuar sendo brasileiro, então é claro que a graça é listar estilos favoritos, conferir as medalhistas e tratar de experimentar todas as vencedoras.

Veja as vencedoras aqui.

Ficou com água na boca?