Paladar

Bebida

Bebida

As melhores cachaças do País

Durante três meses, apreciadores de cachaça indicaram suas favoritas para a seleção do 2º Ranking Cúpula da Cachaça, que elegerá as 50 melhores em janeiro de 2016. Foram mais de mil rótulos indicados.

18 novembro 2015 | 17:36 por redacaopaladar

Depois de excluir as marcas que não tinham enquadramento legal no Ministério da Agricultura, a organização listou as 250 cachaças mais votadas. A seleção pode ser conferida no site da Cúpula da Cachaça.

FOTO: Thiago Queiroz/Estadão

Hoje começa a nova etapa da avaliação, que terá a participação de um time de 45 pessoas formado pelos 12 integrantes da Cúpula da Cachaça e 33 especialistas e famosos apreciadores da bebida – como o sommelier Manoel Beato, os bartenders Jean Ponce e Zulu, e os chefs Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Elzinha Nunes (Dona Lucinha).

Ficou com água na boca?

Eles vão escolher 50 rótulos entre os 250, até o 10 de dezembro. Essas 50 cachaças serão provadas às cegas pelos integrantes da cúpula, de 22 a 24 de janeiro, em Analândia (SP), e serão ranqueadas do 1º ao 50º lugar.

A primeira fase desta edição começou em agosto com o voto popular pelo site, em que qualquer pessoa podia indicar suas três cachaças favoritas. Foram registrados 22.418 votos para mais de mil rótulos – mais do que o dobro da primeira edição, em 2014. As três mais bem colocadas, no ano passado, foram: Vale Verde 12 Anos (Betim-MG), Magnífica Soleira (Miguel Pereira-RJ) e Boazinha (Salinas-MG).

>> Veja a íntegra da edição de 19/11/2015

Ficou com água na boca?