Paladar

Bebida

Bebida

Bebidas para começar o ano com frescor

Donos do bar Cerveja a Granel sugerem rótulos de cervejas, sidra e hidromel para iniciar 2021 pegando "leve"

25 de dezembro de 2020 | 03:00 por Heloísa Lupinacci, O Estado de S.Paulo

Carolina Cruz e Leopoldo Furtado são os donos do bar Cerveja a Granel, uma portinha de autosserviço na Barão de Tatuí, no fervo da Santa Cecília. Nos tempos pré-pandemia, um dos melhores rolês cervejeiros da cidade era pegar um banquinho e um cartão e experimentar as cervejas das torneiras desse bar diminuto com vista para o cemitério de azulejos da esquina. Lá, as torneiras não são muitas, mas as cervejas são muito bem escolhidas. E eles não erram uma indicação! Por isso, convidei a dupla para fazer uma seleção de cervejas refrescantes para começar o ano pisando fundo na leveza. Que 2021 seja como as sugestões deles: leves, refrescantes e acertadas.

Pale lager para começar o ano "de leve".

Pale lager para começar o ano "de leve". Foto: Gui Gomes/Estadão

Hocus Pocus Alma

“Pale lager com aveia e 4,4% de teor alcoólico. Quando engatamos o barril, mesmo fazendo apenas entregas e vendas na porta, esgotou em dois dias! Está leve e deliciosa, com amagorzinho na medida. No calor extremo, é a melhor pedida.”

Everbrew Red Neck

“Ale com 4% de teor alcoólico, ela é exclusiva do taproom da EverBrew, em Santos. Experimentamos lá e amamos, então às vezes eles nos vendem barris dela. Talvez tenha um engatado neste mês! O que nós mais gostamos na Red Neck é que ela é uma Amber Ale bem maltadinha, o que acabou se destacando muito em meio às cervejas superlupuladas da EverBrew. Além disso, eu não sei o que eles fizeram ali que o sabor do malte da Red Neck foi um dos melhores que já sentimos. O retrogosto ia mudando, uma delícia mesmo.” 

Orün Maju

“Sidra que mistura maçã e caju e tem 4,7% de teor alcoólico. A escolha do caju para acompanhar a maçã foi perfeita. A sidra lembra uma cajuína, mas menos doce. Fez tanto sucesso que, depois que acabou, recebemos mensagens e ligações todos os dias, durante umas duas semanas, perguntando se ainda tinha! Conseguimos mais três barris para engatar no calorão e a Orün vai envasar em lata também.”

Orün Flora

“A Orün é especializada em hidroméis e sidras. E este é um hidromel session, tem 4,2% abv, é carbonatado, feito à base de mel de florada silvestre e leva maracujá. Os hidroméis são fermentados de tradição muito antiga, feitos à base de água e mel, que podem ter adição de frutas, grãos, especiarias, lúpulo… Existe uma escola tradicional, de hidroméis mais pesados e alcoólicos, e uma nova escola, mais experimental. Por aqui, Orün e Old Pony são os principais produtores. E têm trazido boas opções, como esta, bem refrescante, com maracujá.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?