Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Birra da semana: Founders KBS

Confira uma cerveja perfeita para os dias frios

14 junho 2017 | 20:59 por Heloisa Lupinacci

Arriscaria dizer que essa é a birra do dia, desta noite, de tão perfeita que ela é para hoje, esse feriado frio. A Founders Kentucky Breakfast Stout, ou KBS para os íntimos, é uma imperial stout com café e chocolate e maturada em barris de carvalho. E é uma das cervejas que tem nota 100 de 100 possíveis no site de resenhas Ratebeer.com (ou seja, é muito querida pelo público).

Mas vamos ao que interessa: imagine o irish coffee ideal, intenso, preparado com um uísque de muita qualidade e café de primeira linha. Agora mergulhe nele um quadradinho de um excelente chocolate. Resultado: goles em que você consegue perceber um desfile de aromas e sabores de tosta – do barril, do café, do cacau. Agora transforme isso numa cerveja. O desfile ganha mais uma nuance de tosta, a do malte. É intenso, é lindo, é tostado. É bem tostado.

 

  Foto: Founders Brewing Company|Divulgação

É uma cerveja para tomar de pouco e devagar, uma garrafinha dá para dois se a ideia for experimentar. Mas se a ideia for acompanhar uma refeição – e essa é uma belíssima ideia (alô, quem aí deixou para comemorar o Dia dos Namorados hoje?) – vale pensar em uma garrafinha para cada um. Pode ser para acompanhar uma carne assada, mas eu iria de algo com queijo azul. Talvez uma polenta.

FOUNDERS KBS

Origem: Michigan, EUA

Preço: R$ 39,90 (355 ml, em promoção no clubedomalte.com.br)

 

Ficou com água na boca?