Paladar

Bebida

Bebida

É de birra. Mas não só

Carolina Oda

Carolina Oda: nova colunista do 'Paladar'

Conheça a autora da coluna "É de birra. Mas não só", que falará de cervejas e de diversas outras bebidas

30 março 2016 | 17:29 por Redação Paladar

Carolina Oda é paulistana. Tem os olhos puxados da família da mãe (ela é japonesa da quarta geração) com o sangue meio espanhol, meio português, do lado do pai. Ela é sommelière e entrou nesse mundo por acaso – queria ser confeiteira, estudou gastronomia no Senac, em Águas de São Pedro, sonhando mais tarde em se especializar na escola de pâtisserie L’Enôtre, na França. Chegou a estagiar em restaurantes, mas seu rumo mudou quando aceitou convite para trabalhar como assistente da mestre-cervejeira Cilene Saorin.

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

Carol se apaixonou pela cerveja, logo se interessou pelo serviço da bebida. Trabalhou num bar especializado, numa importadora, em outros bares, estudou feito louca os estilos, suas histórias, características. Formou-se sommelière de cervejas na ABS e na Doemens Academy, estudou, provou, viajou pela Europa, visitou fábricas.

Hoje, se dedica à formação de profissionais no serviço de bebidas e faz cartas de cervejas para restaurantes. Aos poucos, se interessou também por outras bebidas, entre elas cachaça, saquê, destilados, chá e café.

Ficou com água na boca?

Na coluna que estreia nesta quinta-feira (31) – que em vez de Só de Birra foi rebatizada como É de birra. Mas não só, Carol vai falar de cerveja, sua grande especialidade. Mas também de outras bebidas. E, é claro, da combinação de comida com as diferentes bebidas. 

LEIA A PRIMEIRA COLUNA:

+ Liquidação de cervejas? Nem sempre vale aproveitar ofertas. Saiba como fugir de roubadas

Ficou com água na boca?