Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Cateto faz festa com ar de festival cervejeiro

O bar da Mooca comemora aniversário na Cervejaria Tarantino com seleção de chopes exclusivos e bem diferentes

28 novembro 2018 | 19:55 por Heloisa Lupinacci

No dia 9/12, o Cateto comemora aniversário em uma festa com ares de festival cervejeiro. Para dar conta do tamanho da ambição, a festa é na Tarantino Cervejaria (R. Miguel Nelson Bechara, 316). São 20 torneiras de chope, muitos exclusivos e bem diferentes (confira algumas sugestões abaixo). 

Cinco anos atrás, Alessandra Souza, Eduardo Jarussi e Márcio Tirico abriram o Cateto, um pequeno bar na Mooca com uma combinação irresistível: cerveja artesanal, bons embutidos e queijos em clima de saloon num bairro nada óbvio, mas de fácil acesso. 

Na Mooca, meu. Cerveja, embutidos e queijos fazem o bar

Na Mooca, meu. Cerveja, embutidos e queijos fazem o bar Foto: Eduardo Jarussi

A dupla cerveja + tábua de embutidos virou modelo de negócio. Incontáveis bares abriram seguindo a lógica. Dois anos depois, o trio abriu o Cateto Pinheiros. Poderia ser uma simples rendição à força da zona oeste.

Mas o Catetão (para os íntimos, o da Mooca é o Catetinho) trouxe novidades. O uísque entrou na dança, com o andar de cima dedicado a drinques e shots de bourbon. Na sequência, a casa lançou uma carta de vinho, enxuta e competente, que dá conta do pessoal que não gosta de cerveja (estranhamente essas pessoas existem).  

A festa

O ingresso custa R$ 195 e inclui bebida à vontade. Para comer, pratos de Diego Belga, Checho Gonzalez e Matheus Zanchini (cobrados à parte). E para animar o ambiente, shows das bandas O Bardo e o Banjo e Alabama Jubilei – mas sem palco e grandes caixas de som, assim todo mundo consegue continuar existindo. Ingressos à venda do Sympla. 

Cervejas da festa

Aqui as primeiras que eu vou provar – todas exclusivas da festa.

- 4 Árvores red saison: com brett (levedura que deixa a cerveja funky), adição de maçã e maturada em carvalho, resume o espírito do Cateto. Sempre que vou ao bar conheço alguma nova cervejaria pequena que só eles têm em São Paulo (Ruradélica Ales, Alenda e Zapata, por exemplo). Mais recentemente, trouxeram a gaúcha 4 Árvores. E agorinha estão trazendo a carioca Motim.

- Zapata red flanders ale: já que começamos com uma red saison, vamos continuar no clima vermelho com a red flanders da Zapata Cervejaria Rural – outra cervejaria gaúcha que chegou a São Paulo via Cateto. 

- Satélite IPA: uma american IPA para dar aquela refrescada. Vai estar recém-saída do tanque, tinindo.

- Tarantino + Franck’s Ultra Coffee cold brew e schwarz com café: além de agradar cervejeiros, o Cateto é um lugar de boa gastronomia. Recentemente trouxeram Marcelo Franck, da curitibana Franck’s Ultra Coffee, para mostrar aqui em SP seus cafés fermentados, lupulados e maturados em madeira. Na festa, de uma das torneiras sai uma schawrz com café Franck e de outra sai cold brew de café maturado em barril de gim e com adição de lúpulo. 

- Urbana dark strong ale vermute: André Cancegliero desenvolveu para a festa uma cerveja que leva 20 botânicos e é fortificada (adição de álcool para interrupção da fermentação – a cerveja fica doce e licorosa). A inspiração é o vermute.

Lista completa de taps

4 Árvores red saison

Zapata red flanders ale

Satélite IPA

Tarantino + Franck’s Ultra Coffee cold brew maturado em barril de gim e com lúpulo

Tarantino + Franck’s Ultra Coffee schwarz com café

Urbana dark strong ale vermute

André Cancegliero desenvolveu para a festa uma cerveja que leva 20 botânicos e é fortificada (adição de álcool para interrupção da fermentação – a cerveja fica doce e licorosa). A inspiração é o vermute.

Tarantino + Avós  smoked imperial baltic porter (exclusiva)

Tarantino german pils

Tarantino american IPA

Tarantino vienna lager

Tarantino dry stout

Tarantino saison

+ 2 colaborativas-surpresa com Dick Cantwell (co-fundador da Elysian e é "embaixador de qualidade" da Brewer's Association, associação de cervejeiros independentes dos EUA)

Cozalinda / Mistura Clássica fermentação mista

Cozalinda / Mistura Clássica brett sour com framboesa

Maniba sour stout

Croma Beer double IPA

Zalaz farmhouse ale barrel aged

Bodebrown porter com framboesas

Black Train Brewery barley wine envelhecida em carvalho francês

Black Train Brewery RIS com adição de chocolate e envelhecida em amburana

Alenda weizenbock

Juan Caloto neIPA

Sina Hard Cyder + Cateto sidra brut barrel aged

Koala double IPA

Dogma double IPA

SERVIÇO

Aniversário do Cateto

Onde: Tarantino Cervejaria - R. Miguel Nelson Bechara, 316

Quando: 9/12

Quanto: R$ 195, com bebida à vontade

Ingressos: Sympla

Ficou com água na boca?