Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Cerveja da semana: Carambreja

A carambola é a nova queridinha dos cervejeiros

26 novembro 2014 | 18:13 por Heloisa Lupinacci

Mais uma fruta tropical foi parar na panela de cervejeiros. Agora é a vez da carambola. É ela que dá as boas-vindas para quem prova a Carambreja: aparece logo que se aproxima o nariz do copo. Aquele cheiro azedinho-doce da carambola é o abre-alas dessa cerveja refrescante e sorridente.

Trata-se de uma saison – estilo belga que, em sua origem, era produzido no fim do inverno para ser bebido no verão e é marcado por ser refrescante e frutado. Além da fruta, a Carambreja leva também manjericão. Mas ele está mais discreto, aparece no fim do gole, marcado por notas herbais e mentoladas. Na boca, ela é bem pouco amarga (tem 14 IBUs, unidade de amargor) e bem leve. Tem 5,5% de teor alcoólico.

O novo rótulo reúne duas grandes figuras do mundo cervejeiro: Marcelo Carneiro, da Colorado, e Maurício Beltramelli, do Brejas (que está lançando novo livro (leia mais abaixo). A receita foi criada colaborativamente para a comemoração dos cinco anos do Bar Brejas, em Campinas – e foi provada com exclusividade pelo Paladar. Na quarta (3), dia da festa de lançamento da cerveja, quem for ao Brejas ganha um chope de Carambreja. Inicialmente, a Carambreja pode ser comprada no Brejas e na Cervejarium, a loja da Colorado, em Ribeirão Preto. Depois, poderá ser encontrada em lojas especializadas.

FOTO: Divulgação

CARAMBREJA

Cervejaria: Colorado

Origem: Ribeirão Preto (SP)

Preço: R$ 16 (600 ml)

 

Ficou com água na boca?