Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Cerveja no Simples: beba pela causa

Dá pra deixar a cerveja mais barata. Heloisa Lupinacci te mostra como!

15 julho 2015 | 22:43 por Heloisa Lupinacci

Você pode ajudar a sua cerveja a ficar mais barata e sua cervejaria favorita a ganhar um fôlego (nesse difícil momento de alta de impostos e crise). Como? Bebendo cerveja.

Uma campanha liderada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) reúne cervejarias, lojas e bares para arrecadar dinheiro. Veja, ao lado, quando, onde e que chope beber para ajudar na vaquinha para mandar uma comitiva de cervejeiros para Brasília para pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar a inclusão da cerveja artesanal no Simples.

Simples é um sistema que reúne impostos federais, estaduais, municipais, trabalhistas e previdenciários em um só tributo – bem mais baixo do que todos eles somados – para empresas que faturem até R$ 3,6 milhões/ano (o limite deve ser revisto em breve).

É uma ferramenta de estímulo ao empreendedorismo. Desde sua criação, em 2006, o sistema exclui cerveja. O setor agora luta pela inclusão – e a briga ganhou corpo com a mudança no sistema de impostos federais em abril, que aumentou muito a carga tributária sobre a cerveja.

FOTO: Fernando Sciarra

A Comissão Especial do Simples já aprovou a mudança. Agora, em agosto, a Câmara dos Deputados vai votar o projeto de atualização do Simples, que acontece todos os anos, e nele já estará contemplada a inclusão das cervejas artesanais. Se aprovado, o projeto segue para o Senado.

Veja as datas e os chopes:

Hoje -Em Campinas, chope Bamberg na Bamberg Express (R. Dna. Luísa de Gusmão, 527, Taquaral) e Dortmund na Cervejoteca (Av. Br. de Itapura, 3.133, Taquaral). Em São Paulo, na Bamberg Express (R. Cayowaá, 573, Perdizes).

18.7 – Chope Blondine Hop Damage na matriz da Cervejoteca (Av. Sena Madureira, 749) e na Cervejoteca do Campo Belo (R. João de Sousa Dias, 371).

20/7 – No Empório Alto dos Pinheiros (R. Vupabuçu, 305), lançamento e chope da Dogma. Até 22/7.

23/7 – Na Cervejoteca Saúde (Av. Miguel Estefano, 236), chope Branca de Brett. Até 25/7.

24/7 – No Bar do Velhas Virgens (R. do Horto, 594, Mandaqui), chope Invicta. No Capitão Barley (R. Cayowaá, 358, Perdizes), chope Dama. Na Mundo Cervejeiro (Av. Miruna, 51, Indianópolis), chope Tria. Até 25/7.

25/7 – Na Cevadaria, só neste dia, chope Magnus.

15/8 -Na Cevadaria, só neste dia, chope Juan Caloto.

Ficou com água na boca?