Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Chegou a Tripel Hop 2015

O americano Equinox é o escolhido da edição 2015

15 abril 2015 | 20:13 por Heloisa Lupinacci

A sempre aguardada Duvel Tripel Hop chegou às lojas (330 ml, R$ 28, preço sugerido). A Duvel original leva dois lúpulos (o checo Saaz e o esloveno Styrian). Mas todo mês de março, é lançada a Tripel Hop, com um lúpulo convidado. Na edição 2015, é o americano Equinox.

A carga extra de lúpulo faz a belgian strong ale (estilo da Duvel) virar uma belgian IPA. Ou seja, uma cerveja com a expressão do lúpulo em primeiro plano – neste ano, a nota que mais se destaca no aroma é de grapefruit –, mas com a doçura e o corpão da strong ale ainda marcando forte presença.

FOTO: Divulgação

Apesar de ter 9,5% de teor alcoólico, a Tripel Hop é mais refrescante que a Duvel original. O lúpulo equilibra a doçura.

A Tripel Hop surgiu como edição limitada em 2007 – com lúpulo Amarillo e em garrafa de 750 ml, de vidro escuro. Fez muito sucesso, virou item de colecionador e teve reedição em 2010. Depois,  voltou em 2012, na garrafa de 330 ml e com um lúpulo por ano: Citra (2012), Sorachi (2013), Mosaic (2014).

Essas variedades são sempre adicionadas tanto na brassagem quanto em dry hopping – processo em que o lúpulo é colocado na cerveja a frio, na fermentação ou na maturação. No dry hopping, como não há calor, o lúpulo empresta à cerveja apenas as características de aroma. Quer dizer, ela não fica mais amarga – para extrair amargor do lúpulo, é preciso fervê-lo.

Os lúpulos da Tripel Hop

Amarillo (2007)

É super expressivo e remete a maracujá e frutas cítricas

Citra (2012)

O nome já entrega: é uma explosão cítrica e faz lembrar também lichia

Sorachi Ace (2013)

Variedade de origem japonesa, tem notas cítricas e condimentadas

Mosaic (2014)

Flores, frutas tropicais e um quê terroso

Equinox (2015)

Dos mesmos criadores do Citra e do Mosaic, é cítrico, floral e herbal

Ficou com água na boca?