Paladar

Bebida

Bebida

Cinco vinícolas latino-americanas escolhidas entre as 10 melhores do mundo

Vinícola argentina foi considerada pelo terceiro ano consecutivo a melhor do mundo, segundo o ranking The World's Best Vineyards

24 de setembro de 2021 | 17:00 por AFP, O Estado de S.Paulo

Montevidéu, Uruguai - Uma vinícola argentina foi considerada pelo terceiro ano consecutivo a melhor do mundo, segundo o ranking The World's Best Vineyards, elaborado por quase 600 especialistas internacionais e que inclui outros quatro estabelecimentos latino-americanos entre os 10 primeiros colocados.

A vinícola Zuccardi Valle de Uco, localizada na província argentina de Mendoza, lidera novamente em 2021 a lista que avalia as instalações e a qualidade de seus produtos para escolher os 100 melhores destinos de enoturismo do mundo.

A vinícola Zuccardi Valle de Uco, localizada na província argentina de Mendoza, lidera novamente em 2021 a lista 

A vinícola Zuccardi Valle de Uco, localizada na província argentina de Mendoza, lidera novamente em 2021 a lista  Foto: Monica Nobrega/Estadão

O ranking, compilado anualmente por quase 600 sommeliers, especialistas em vinho e jornalistas de viagens de luxo de todo o mundo, avalia os lugares para degustar e aprender sobre o vinho e o cultivo da uva, bem como a arquitetura das vinícolas, seus pontos turísticos, restaurantes e hotéis. 

A vinícola uruguaia Garzón é, em quarto lugar, a segunda vinícola latino-americana mais bem colocada e também aparece novamente no top 5 pelo terceiro ano consecutivo; em 2019 e 2020 foi segunda, atrás da Zuccardi.

"É uma grande honra para a Bodega Garzón estar entre os cinco melhores destinos para vinícolas e vinhedos do mundo", disse Christian Wylie, gerente geral do estabelecimento, à AFP. "É muito importante nos tornarmos conhecidos mundialmente. E também em nível nacional. É um lugar de destaque, de honra, que está posicionando o Uruguai no mundo".

Para Wylie, a menção é particularmente importante no contexto da pandemia, durante a qual o setor do turismo foi duramente atingido. Neste momento, é bom para os turistas internacionais "saber que no Uruguai existe algo deste nível mundial para que possam conhecê-lo", considerou.

As dez vinícolas que lideram a lista divulgada esta semana são: Zuccardi Valle de Uco (Argentina), Marqués de Riscal (Espanha), Chateau Margaux (França), Bodega Garzón (Uruguai), Montes (Chile), Antinori nel Chianti Classico (Itália), Catena Zapata (Argentina), Viña VIK (Chile), González Byass-Bodegas Tío Pepe (Espanha) e Creation (África do Sul).

Confira aqui a lista completa das melhores vinícolas do mundo. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?