Paladar

Bebida

Bebida

Saca essa rolha

Isabelle Moreira Lima

Clima reduz produção de vinhos em 5% em 2016

Devido as mudanças climáticas causadas pelo fenômeno El Niño, algumas das principais regiões de rótulos importados pelo Brasil tiveram suas safras afetadas

27 outubro 2016 | 00:40 por Isabelle Moreira Lima

É possível que a prateleira da sua loja de vinhos mais próxima mude de cara no ano que vem. O motivo é uma safra problemática em 2016 devido a alterações climáticas e uma queda estimada de 5% na produção mundial de vinhos em relação ao ano passado. A queda da produção brasileira é assustadora: 50%.

Vítimas. Uvas nacionais foram afetadas pelo El Nino

Vítimas. Uvas nacionais foram afetadas pelo El Nino Foto: Gilmar Gomes|Estadão

Algumas das principais origens de rótulos importados pelo Brasil, Chile e Argentina, estão na lista dos mais prejudicados, com baixas de 21% e 35% respectivamente. Portugal, outro importante exportador para o País, também foi afetado, com uma queda de 20%. Os dados são da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A instituição estima que é a pior queda em 20 anos.

O vilão foi o fenômeno El Niño, que voltou a afetar a América Latina neste ano com muita chuva. Os maiores produtores de 2016 devem ser Itália, Espanha, França, EUA, Austrália e China. 

Ficou com água na boca?