Paladar

Bebida

Bebida

Com comida de boteco, cerveja ou vinho?

Vinho ou cerveja? (Foto: Tiago Queiroz/AE)

30 julho 2011 | 18:17 por janainafidalgo

Por Nana Tucci

O sommelier Manoel Beato e o especialista em cervejas Roberto Fonseca cometeram a heresia de misturar as duas bebidas em uma mesma refeição. Ou não? “Nosso encontro aqui hoje serviu para derrubar o mito de que faz mal tomar cerveja e vinho. Viram como nao faz mal? Pode ser que vinho ruim e cerveja ruim façam mal”, concluiu Fonseca.

Durante uma longa degustação de duas horas – para fazer jus àquela “passadinha no boteco” -, a dupla degustou com o público seis vinhos e seis cervejas, harmonizados com quitutes como bolinho de bacalhau e torresmo. Quem esperava que a maioria esvaziasse rapidamente os copos de cerveja (a bebida oficial dos botecos) e não se empolgasse com os vinhos se surpreendeu.

Uma das combinações mais celebradas foi o jerez La Ina com azeitonas. A cerveja belga Tripel Karmeliet impressionou por suas notas defumadas que delicadamente combateram a gordura do torresmo, o gran finale.

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?