Paladar

Bebida

Bebida

Três princípios para comemorar o Dia Internacional da Cerveja

Os criadores da data postularam três princípios que guiam as comemorações. Para cada um deles, uma sugestão do Paladar 

05 agosto 2016 | 16:57 por Redação Paladar

A primeira sexta-feira de agosto (este ano, dia 5), marca o Dia Internacional da Cerveja. A data foi idealizada em 2007 por um amante da cerveja e entusiasta da produção caseira, o americano Jesse Avshalomov. Ele contou a ideia para três amigos, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, e os quatro convenceram seu bar preferido, em Santa Cruz, na Califórnia, a fazer uma festa em comemoração. 

 

  Foto: Michaela Rehle|Reuters

Eles fizeram um site, convidaram amigos, deram uma festa, brindaram a cerveja com cerveja. No ano seguinte, começaram a receber e-mails de outras pessoas querendo fazer parte da comemoração. Um bar na Inglaterra e outro na África do Sul também gostaram da ideia. A partir daí, a data começou a tomar fôlego, e os amigos passaram a promovê-la.  

Agora, Avshalomov e Hamilton, alocados em São Francisco, se empenham para tornar a data cada vez mais conhecida - já foram realizadas mais de 350 comemorações oficiais em 50 países. 

As comemorações possuem três princípios, postulados pelos amigos. Para cada um deles, uma sugestão do Paladar

1. "Reúna-se com seus amigos para aproveitar a delícia que é a cerveja" 

Em São Paulo, Pinheiros tornou-se um destino obrigatório para quem aprecia a boa cerveja - e valoriza a diversidade. O bairro abriga centenas de torneiras de chope, de onde saem rótulos nacionais e internacionais, de produtores grandes, pequenos e caseiros. Saiba onde reunir os amigos para beber. 

 

2. "Saúde os dedicados homens e mulheres que fazem e servem nossa cerveja"

Para honrar os profissionais da cerveja, nada melhor do que ajúda-los a ajudar você a beber bem. O universo cervejeiro é tem muitos nomes, muitos estilos, muitos rótulos, muitas cores. Palavras em inglês, francês, alemão. Siglas, tamanhos, rolhas, torneiras. Nem sempre é fácil saber o que se quer beber - ou, pior ainda, saber como pedir. Para ajudar nesse processo, confira dicas que vão ajudar você a pedir sua cerveja, a partir das colocações mais ouvidas por sommeliers.

 

3. "Promover a união mundial, celebrando cervejas de todas as nações e culturas neste dia memorável"

Toda semana, o Paladar dá dicas de rótulos, reunidos por diferente temas, para quem quer beber bem. Confira as últimas indicações, que abarcam cervejas de diversos cantos do Brasil e do mundo. 

 

 

 

Ficou com água na boca?