Paladar

Bebida

Bebida

Curso oferece imersão no mundo do café, da colheita à xícara

Nova edição do curso Sensorial Essencial apresenta, em três módulos, tendências de consumo e novidades relacionadas à produção do grão com aulas teóricas e visita a fazenda produtora

21 junho 2017 | 14:41 por Redação Paladar

O café, coado ou expresso, está no dia a dia do brasileiro. Mesmo sendo um costume nacional, levou tempo para que a qualidade da bebida recebesse a devida atenção e o café fosse tratado como um produto gastronômico. Mas o cenário mudou e, hoje, vivemos o que se pode chamar de "terceira onda" do café, expressão do ramo que se refere a uma maior rastreabilidade da cadeia produtiva e maior entrosamento entre produtores, torrefadores e baristas, tudo em prol da qualidade do que vai para a xícara.

Um dos reflexos dessa nova realidade é a crescente oferta de cursos sobre o universo do café. Para entender toda a cadeia produtiva, da colheita do grão à xícara, o Sensorial Essencial aposta em um formato de imersão. O curso, em sua segunda edição, pretende trazer conhecimentos atualizados sobre percepção de sabor, tendências de consumo da bedida e as últimas novidades relacionadas à produção do grão, com aulas teóricas e visitas guiadas a uma fazenda e uma cafeteria. Ele é dividido em três módulos entre os meses em que é feita a colheita do grão no País, maio a setembro. 

 

  Foto: Fernando Sciarra|Estadão

O primeiro módulo é neste sábado (24) no Sofá Café do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Na data, três especialistas da área apresentarão uma ampla análise sobre o tema. A neurocientista Fabiana Carvalho vai se aprofundar na análise sensorial, apresentando aspectos da neurofisiologia do sabor. Em seguida, a jornalista Giuliana Bastos abordará as tendências do consumo de café no mundo, como preparos em alta e qualidade do café no mercado nacional e internacional. Por fim, o trader (profissional que faz o intermédio entre produtores e baristas) Thiago Trovo fala sobre a trajetória da semente do café à xícara. 

Os módulos subsequentes serão em julho e setembro. O segundo, entre os dias 13 e 15 de julho, será uma viagem a uma fazenda produtora em Poços de Caldas (MG), acompanhada dos três especialistas e onde o aluno irá processar o seu próprio grão. No último módulo, cada um poderá provar o café feito a partir do seu grão. 

É possível se inscrever para cada móludo individualmente, por R$ 650 cada, ou para o curso completo, a R$ 1.700 (não inclui trasporte, alimentação e hospedagem em Poços de Caldas). 

SERVIÇO

Sensorial Essencial - Um estudo sobre o café

Primeiro módulo: 

Quando: 24/6 das 9h às 17h 

Onde: Sofá Café no Centro Brasileiro Britânico - R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros

Ingressos: sensorialessencial@gmail.com

Ficou com água na boca?