Paladar

Bebida

Bebida

Documentário 'Somm' traz o mundo do vinho em detalhes

Não é bolinho a vida de quem quer se tornar um master sommelier. O documentário Somm, disponível no Netflix, mostra tudo o que o candidato tem de enfrentar: horas e mais horas de degustações e estudo com fichas coloridas, visitas ao mercado e feiras livres para cheirar e catalogar os perfumes de tudo o que há disponível. E, para completar, pouquíssimo tempo com a família e os amigos. Hobbies? Nem pensar.

09 dezembro 2015 | 20:02 por redacaopaladar

O filme atesta também a importância da prova para a carreira de um sommelier, que pode ter seu salário aumentado em progressão geométrica se for aprovado. O sucesso de Somm, no lançamento em 2012, foi tanto que inspirou o reality show Uncorked, no ar nos EUA na Esquire TV.

Numa linha um pouco diferente, o documentário Somm 2, que estreou nos EUA no Festival de Cinema de Napa Valley, parte do ofício para mostrar como o mundo do vinho pode ser hermético e misterioso para o consumidor pouco informado. “Não há outro negócio com tanta bobagem”, diz uma entrevistada. Ainda não há data de estreia no Brasil. Assista ao trailer:

Outros filmes. Há dois outros documentários interessantes sobre o mundo dos vinhos no Netflix. Um ano na Borgonha mergulha no processo criativo e cultural de se fazer vinho e mostra a vida de sete famílias de produtores locais. Assista ao trailer:

Um ano em Champagne conta a história da região, marcada por guerras e morte, em contraste com o caráter festivo da bebida que produz. A importadora Martine Saunier é a guia por seis vinícolas, desde pequenas casas às gigantes Gosset e Bollinger. Veja o trailer:

Mais documentários:

+Documentário Barista, tem de bacon a gelo seco numa xícara de café

+Websérie mostra que amor de avó vem da cozinha

>> Veja a íntegra da edição de 10/12/2015

Ficou com água na boca?