Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Entenda a birra atual no mundo cervejeiro envolvendo a helles

Melhor maneira de acompanhar a intriga que envolve o direito de usar o termo helles no Brasil é abrir um dos três rótulos indicados

17 de abril de 2019 | 20:41 por Heloisa Lupinacci

Quem acompanha de perto o mundo das intrigas cervejeiras – borbulhante nas redes sociais como quase todos os grupos – falou muito sobre helles nos últimos tempos. Uma disputa sobre o uso do termo virou polêmica, gerou acusações e textões. O de sempre.

Para quem quiser acompanhar o rame-rame, Bob Fonseca, pioneiro e ex-titular de uma coluna de cervejas no Paladar, fez uma extensa e excelente cobertura em seu perfil no Facebook.

Mas em suma é o seguinte: uma cervejaria do sul do País registrou helles como marca e quer que todas as outras cervejarias que produzem o estilo, oficialmente denominado munich helles, passem a usar assim, o nome completo. Equivale a uma pizzaria dizer que margherita é marca própria e todas as outras pizzarias agora só podem vender “pizza margherita napolitana”.

A parte boa: a patacoada deu sede de helles, um estilo que combina demais com nosso clima e nossa cultura cervejeira. Escolhi três exemplares de excelentes cervejarias que podem ser encontrados facilmente em São Paulo.

O estilo de cerveja, criado em Munique na Alemanha, no fim do século 19, é um azougue. Equilibra o dulçor do malte com uma presença evidente de lúpulo. Tem aquelas notas gostosas de pão fresquinho, bem na linha cereal, e termina com um amargor que desperta a vontade de tomar o próximo gole. Em alguns casos, a helles ainda traz aquelas deliciosas e delicadas notas florais típicas das cervejas leves alemãs combinadas ao lúpulo suave, discreto e tranquilo. É boa para festas, melhor ainda servida em barril. 

BAMBERG HELLES

Preço: 17,50 (600 ml, na bambergexpress.com.br)

Para ter sempre na geladeira. Se puder comprar na loja física (em Perdizes ou Moema), tanto melhor, você a pega bem fresquinha. Notas de casquinha de pão, um clima bem matinal. Para tomar durante o dia.

Cerveja Bamberg Helles

Cerveja Bamberg Helles Foto: Bamberg

 

IRMÃOS FERRARO D'ORO

Preço: R$ 20,90 (600 ml, no clubedomalte.com.br)

A Irmãos Ferraro é uma boa cervejaria gaúcha. A helles deles é como deve ser: refrescante, limpa, com notas cereais, leve floral e fim de gole com amargor presente. Combina com hot-dog. 

Cerveja Irmãos Ferraro D'Oro

Cerveja Irmãos Ferraro D'Oro Foto: Clube do Malte

HOCUS POCUS PANDORA

Preço: R$ 19,90 (500 ml, no beershop.com.br)

A cervejaria carioca, mais conhecida por suas cervejas pesadas, tem essa ótima helles. O perfil da bebida equilibra um cítrico leve com um quê de caramelo que vem da base bem maltadinha da cerveja. 

Cerveja Hocus Pocus Pandora

Cerveja Hocus Pocus Pandora Foto: Hocus Pocus

 

Ficou com água na boca?