Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Está tudo bem com a Petroleum

A cerveja não deverá ser afetado após a compra pela Ambev

18 fevereiro 2015 | 18:44 por Heloisa Lupinacci

A notícia da compra da Wäls pela Ambev tem um desdobramento curioso: a Petroleum, cerveja-símbolo da Revolução Cervejeira no Brasil, passa agora a ser produzida por uma empresa que pertence à megacorporação, símbolo do outro extremo. A receita criada pela DUM começou a ser feita pela Wäls em 2012 (na época, a DUM ainda era uma caseira). No ano seguinte, a DUM virou cervejaria oficial e passou a fazer a Petroleum também.

Com o bom-humor de sempre, a DUM publicou um comunicado oficial que começava assim: “Em primeira mão, gostaríamos de informar que terá cereal não-maltado na Petroleum.” Os cereais não-maltados viraram sinônimo de cerveja ruim desde que uma pesquisa divulgou a porcentagem usada nas cervejas comerciais. “Ou seja, a receita continua como sempre foi (…) e nela tem-se como ingredientes essenciais a aveia e a cevada não-maltada.”

Em suma, a Wäls Petroleum continuará a ser produzida e os cervejeiros da DUM não acharam ruim. “Nós queremos mais é que a Petroleum seja distribuída em milhões de pontos de venda”, diz o comunicado.

“O anúncio gerou uma comoção geral sobre o que iria acontecer com a Petroleum. A ideia do comunicado foi esclarecer e explorar a nossa origem de sempre abordar as coisas com humor”, diz Luiz Felipe Camargo, um dos donos da DUM. Antes do anúncio, eles conversaram com os irmãos Pedras Carneiro e a conversa foi, como sempre, boa. “Existe uma amizade muito grande entre a gente.”

Ficou com água na boca?

Lema. No comunicado, a DUM repete seu lema como conselho à Ambev: ‘aqueles que tiverem paciência serão recompensados’

Documentário. Um dos lemas da DUM é “O Petroleum é nosso” e ele é nome do documentário que a cervejaria está fazendo. O filme começa com o vídeo da primeira vez que eles fizeram uma brassagem (youtu.be/xGtLkiRGkzA). “Assim que o Murilo (Foltrán) me contou que estava começando a fazer cerveja, na hora falei: vamos fazer um vídeo! Um amigo postou no Youtube.” O vídeo virou referência e tem hoje todo o processo, até pra ver se 190 mil visualizações. Se tudo correr bem, a pré-estreia do documentário será no Festival Brasileiro da Cerveja (de 11 a 14 de março).

Ficou com água na boca?