Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Existe cerveja brasileira feita fora do eixo Sul-Sudeste

Um rótulo cearense e um alagoano mostram para a gente que está na hora de dar um passo a mais

18 abril 2018 | 21:37 por Heloisa Lupinacci

A 5 Elementos é cearense, a Caatinga Rocks, alagoana. Antes dos rótulos, penso nas propostas: mais do que mostrar a capacidade de criação de cervejeiros que estão fora do eixo Sul-Sudeste (já reparou que todas as cervejarias de que falo ou que bebemos são de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná ou Rio Grande do Sul? Pois é), as cervejas contam para a gente que está na hora de dar um passo a mais. “Reveja seus preconceitos”, sussurram a cada gole.

Os melhores rótulos da cearense 5 Elementos e da alagoana Caatinga Rocks são stouts intensas. E muito, mas muito bem feitas. A 5 Elementos já tem status de cult. Começou chegando a São Paulo em parceria com a Trilha e logo chamou a atenção. Recentemente, o lançamento da Sweet Symbiosis, uma imperial stout com 13% de teor alcoólico e adição de lactose, mel e morango, fruto de colaboração com a carioca Quatro Graus, foi o maior auê. Seu rótulo mais conhecido é a Abyssal, uma RIS (pronuncia-se rís e quer dizer russian imperial stout)

5 Elementos Abyssal

Origem: Ceará

Preço: R$ 31 (310 ml), no Empório Alto dos Pinheiros

Ficou com água na boca?

 

  Foto: Abyssal

Pense naquela russian  imperial stout bem viscosa, invernal. Aquela que você toma  como vinho do Porto, como café, como single malt, no fim da conversa. Essa Abyssal é assim. É intensa e austera – combina com tomar sozinho num dia bem introspectivo.  

Aliás, quando for para  Fortaleza, visite o taproom da cervejaria, na Av. Coronel José Philomeno Gomes, 1.152.

 

Caatinga Rocks Zumbi Republic

 

  Foto: Caatinga

Origem: Alagoas

Preço: a definir (500 ml). O lançamento será dia 28 no Empório Alto dos Pinheiros

Já a Caatinga Rocks vem vindo na miúda, vai ter seu lançamento por aqui no dia 28 de abril, no Empório Alto dos Pinheiros. Por que está aqui na coluna? Porque a Zumbi Republic chama muito a atenção – é uma stout com adição de coco queimado, cacau e hortelã (leia mais ao lado). E porque é preciso sair do eixo.

Que cerveja esperta! É uma imperial “tropical” stout. Tem força e corpo, mas é também quase refrescante. A combinação da base de stout com coco queimado, cacau e hortelã funciona bem. Não tão alcoólica (7,5%), é uma cerveja bem surpreendente. É mais versátil. Combina com fim de refeição, sobremesa com creme, mas também vai muito bem numa tarde de petiscos no inverno.

Ficou com água na boca?