Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Experimento Beer faz cerveja com causa - e boa

Com foco em ingredientes de pequenos produtores, cervejaria lança Saison de Murici, com fruto oriundo de Tocantins

20 janeiro 2016 | 19:00 por Heloisa Lupinacci

No mar de cerveja que chega ao mercado a cada mês, a Experimento Beer consegue chamar a atenção pela consistência de sua proposta: fazer cervejas com frutas, especiarias e madeiras brasileiras, sempre compradas de cooperativas. “Não queremos trabalhar, por exemplo, com uma acerola em polpa fornecida por uma empresa grande”, explica Artur Schuler, um dos idealizadores da marca.

A cervejaria surgiu há pouco menos de um ano, quando lançou, em março de 2015, sua Saison de Umbu. Só agora, nesta semana, apresentou o segundo rótulo, a Saison de Murici.

Para o segundo rótulo, usam murici da Serra do Bico do Papagaio, em Tocantins. Para o primeiro, era umbu da cooperativa de Uauá, na Bahia. O processo criativo da cervejaria parte da descoberta do ingrediente. O estilo da cerveja e a receita (quais maltes e lúpulos serão usados) são decididos a partir das características da fruta. 

Saison de Murici, segundo rótulo da Experimento Beer

Saison de Murici, segundo rótulo da Experimento Beer Foto: DIVULGAÇÃO

Apesar do hiato entre os dois primeiros lançamentos, a Experimento quer lançar pelo menos mais três cervejas em 2016: uma saison com coquinho azedo (que lembra butiá) do norte de Minas, uma dubbel com caju desidratado de uma cooperativa da Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, e uma russian imperial stout com pau-santo de uma cooperativa no Peru (primeira vez que vão trabalhar com um ingrediente de fora do Brasil). 

O mais legal é que para além da proposta – de valorizar cooperativas e pequenos produtores e apresentar ao público cervejeiro ingredientes regionais – as cervejas são gostosas. 

A Saison de Murici, por enquanto, somente está à venda no Empório Alto dos Pinheiros (rua Vupabuçu, 305). Para saber onde comprar a Saison de Umbu, há um mapa na página de Facebook da cervejaria: www.facebook.com/experimentobeer. 

 

SAISON DE MURICI

Origem: Santana dos Montes, Minas Gerais

Preço: R$ 32 (600 ml)

Ela começa a conversa como uma saison das mais simples, fresca, com uma leve acidez, fácil de beber – tem 5% de teor alcoólico. Mas logo o murici começa a aparecer, primeiro como um amarguinho levemente tânico que toma o fundo da língua – a fruta é usada com casca e tudo, provavelmente é daí que vem esse travo. Mas ele logo dá lugar um frescor azedinho e deixa a boca com um agradável perfumado de fruta no fim do gole.

>> Veja a íntegra da edição de 21/1/2016

Ficou com água na boca?