Paladar

Bebida

Bebida

Saca essa rolha

Isabelle Moreira Lima

Filmes, séries e podcasts sobre vinho para quem quer aprender e se divertir

Confira uma seleção de programas sobre vinho, em áudio e vídeo, para quem quer fugir da folia neste carnaval

27 de fevereiro de 2019 | 21:54 por Isabelle Moreira Lima

Se a dois dias do carnaval você ainda não tem planos – e nem quer se entregar ao confete e às fantasias – segue aqui um roteiro para aproveitar o feriado e mergulhar um pouco no mundo do vinho

Para assistir – são tantos os títulos que tratam de vinho nas plataformas de TV sob demanda que é possível fazer uma maratona nos quatro dias de carnaval. Também há boas opções de podcasts. 

Filmes sobre vinho na Netflix

● Somm Into the Bottle, segundo filme da trilogia que fala sobre o mercado do vinho e os encantos da bebida por meio de entrevistas com sommeliers e produtores.

● Decanted, trata da produção de vinho do Napa Valley desde o início, passando por seu momento mais fundamental, o Julgamento de Paris, até os dias de hoje por meio de entrevistas produtores e enólogos que atuam na região.

● Sour Grapes, espécie de Prenda-me se for Capaz do vinho que conta a história de um superfalsificador que por anos enganou milionários vendendo bebidas falsas como se fossem achados valiosos.

Laura Catena é personagem de nova série sobre vinhos da Amazon Prime Video.

Laura Catena é personagem de nova série sobre vinhos da Amazon Prime Video. Foto: Sara Matthews

Filmes sobre vinho na Amazon Prime Video

● O segundo filme da série documental It Starts with Wine que, em três episódios, conta um pouco das peculiaridades de três países ao eleger uma vinícola: a Garzón, no Uruguai, a Catena, na Argentina, e a Bonterra, na Califórnia.

● O documentário Our Blood is Wine resgata 8 mil anos de história do vinho na Georgia.

● O agridoce O que nos Liga (Back to Burgundy) conta a história de três irmãos que perdem o pai e tentam decidir se venderão seus vinhedos ou se arcarão com os altos custos de transição de terra vigentes na Borgonha. 

Podcasts sobre o mundo do vinho

● As longas entrevistas do seríssimo ex-sommelier Levi Dalton em I’ll Drink to That valem como um curso. Ele conversa com produtores, jornalistas, sommeliers e educadores de diferentes regiões e gerações. Ao longo dos anos, suas entrevistas montam um quebra-cabeças do que é o mundo do vinho hoje.

● Igualmente educativo, embora menos sério, é o Batonnâge, novo podcast da jornalista do jornal The Guardian Fiona Beckett e do Master of Wine Liam Steevenson. Eles discutem desde a melhor harmonização com curry até defeitos mais comuns no vinho e por que ocorrem.

● Um mais loucão para terminar a seleção: It’s the Drink Talking, em que os apresentadores discutem se a bebida vale ser bebida ou cuspida.

Os podcasts podem ser ouvidos em seus sites ou em aplicativos de podcast da Apple, para Android e no Spotify.

Ficou com água na boca?