Paladar

Bebida

Bebida

Guia nada árido para ler com copo na mão

A tarefa é difícil: no atual cenário, escolher os cem melhores rótulos brasileiros significa deixar muita coisa boa de fora (breve parêntese para comemorar que hoje a dificuldade se dá por excesso de rótulos: viva!).

26 novembro 2014 | 18:53 por heloisalupinacci

As 100 Melhores Cervejas Brasileiras, novo livro de Maurício Beltramelli, autor de Cervejas, Brejas e Birras, título fundamental para quem quer começar a se situar nesse cenário, propõe uma lista – e faz uma boa seleção.

De cara, para facilitar a vida de quem quiser provar as eleitas, ele descarta as que têm circulação por prazo limitado, como as comemorativas – mas, felizmente, inclui as sazonais, com distribuição restrita a períodos específicos do ano. Descarta também as disponíveis apenas em chope. Estão listadas, portanto, as cem melhores cervejas brasileiras em garrafa.

Para cada uma, há uma ficha técnica (com estilo, teor alcoólico, temperatura para servir, copo, cor e níveis de amargor, dulçor e corpo) e uma descrição.

E é aí que Beltramelli faz o que sabe fazer. Falante e notório contador de causos, ele não se atém à descrição sensorial. Para cada cerveja, conta uma história, dá os nomes dos cervejeiros, relembra as origens da cervejaria e, em muitos casos, como aquela receita nasceu.

E esse traço do livro fica ainda mais divertido quando há mais de um rótulo da mesma cervejaria: na descrição do primeiro, ele conta um pouco da história da marca. Na descrição do segundo, descreve alguma cena que aquela cerveja o faz lembrar. Se houver um terceiro, lá vem mais algum aspecto humano, alguma memória, uma curiosidade.

Para quem fica receoso de entrar nesse mundo por medo do excesso de oferta, o livro traça um bom roteiro. Para quem já circula por essas cervejas com desenvoltura, o livro serve de checklist do que falta provar. E para quem está precisando de ideia de presente de Natal, aqui vai uma: monte um kit com o livro e uma seleção particular de algumas das cervejas listadas ali.

As 100 Melhores Cervejas Brasileiras

Autor: Maurício Beltramelli

Editora: Leya (R$ 29,90)

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 27/11/2014

Ficou com água na boca?