Paladar

Bebida

Bebida

Só de birra

Heloisa Lupinacci

Kirin compra a New Belgium, quarta maior cervejaria artesanal americana

Símbolo do movimento das bebidas artesanais, a cervejaria era propriedade de seus funcionários e, agora, passa para o controle da gigante japonesa

21 de novembro de 2019 | 14:38 por Heloisa Lupinacci, O Estado de S.Paulo

A Kirin comprou a New Belgium, quarta maior cervejaria artesanal americana, cujos rótulos (Fat Tire e Voodoo Ranger) acabaram de chegar ao Brasil, pela primeira vez com importação oficial.

Em termos técnicos, a compra foi feita pela Lion Little World Beverages, um braço da Lions, subsidiária australiana da Kirin.

O grupo anunciou a aquisição de 100% da cervejaria americana –  a transação ainda precisa ser votada pelos funcionários da cervejaria para ser oficializada, mas já é dada com certa e foi anunciada por ambas as partes.

Cerveja Fat Tire da americana New Belgium

Cerveja Fat Tire da americana New Belgium Foto: New Belgium

Desde 2012, a New Belgium pertence aos seus funcionários (naquele ano, o fundo dos funcionários comprou a parte que pertencia à fundadora Kim Jordan), que vão receber sua parte na venda.

Já há alguns anos, rumores davam conta das dificuldades da cervejaria e de possibilidades de venda. Em 2016, com uma grande expansão e construção de uma nova fábrica, os rumores foram afastados por um tempo.

Como em todo acordo entre um grande grupo e a uma cervejaria artesanal, a Lions/Kirin afirmou que não tem planos de mudar nada na cervejaria ou nas cervejas que ela produz. A Kirin também é dona de 25% da Brooklyn Brewery (NY).

Ficou com água na boca?