Paladar

Bebida

Bebida

Maratona enófila: o que provar na ExpoVinis Brasil 2014

O principal evento de vinhos da América Latina começa na próxima terça e vai até quinta em São Paulo. Destacamos o que você não pode perder na 18ª ExpoVinis Brasil, já que são tantos rótulos que é impossível provar todos

16 abril 2014 | 22:40 por redacaopaladar

Por Marcel Miwa

Começa na terça e vai até quinta a 18ª edição da ExpoVinis Brasil, o principal evento de vinhos da América Latina. Sob nova administração, a feira oferecerá traslado gratuito do metrô Portuguesa-Tietê até o pavilhão azul do Expo Center Norte e anunciou parceria com a aplicativo 99 Táxis para atender o público. No lado da sustentabilidade, todas as garrafas descartadas serão coletadas pela Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro) para reciclagem.

FOTO: JF Diório/Estadão

Bem, mas o negócio ali é provar vinhos, e como em qualquer feira deste porte – são 450 produtores – , é impossível provar tudo (mesmo cuspindo as amostras). Por isso, destacamos o melhor desta edição.

O pavilhão da França reunirá 50 produtores de diversas regiões. Os destaques são os vinhos de Jean-Paul Champagnon (Beaujolais), Château L’Escarelle (Provence), Joseph Mellot (Loire) e Charles Collin (Champagne).

No pavilhão do Wines of Chile, prove os vinhos da Viña Maquis, interpretação elegante do Vale de Colchagua, e os de Miguel Torres, no wine bar.

Tintos e brancos portugueses estarão em dois pavilhões, o da ViniPortugal e o da CVR Alentejo. Entre os alentejanos não perca os da Malhadinha Nova, Grous e Rocim. Já na ViniPortugal, divirta-se com os Portos da Dalva, os vinhos da Quinta dos Murças e Casa Santa Vitória.

Na seleção brasileira, estão Faces, da Lídio Carraro, (o vinho da Copa), a linha Paradoxo da Salton, o Pizzato Chardonnay 2014 recém fermentado e não filtrado, o Sauvignon Blanc da Aracuri, o Cabernet Franc e os espumantes da Valmarino. De Santa Catarina, os da Villagio Grande e da Quinta da Neve.

Na seleção de importadoras, Franciacorta Berlucchi (Barrinhas), e os novos Maria Teresa Laureano e Miguel Maria Laureano, de Paulo Laureano (Adega Alentejana). O Consorzio del Brunello di Montalcino terá um estande. Para os paladares curiosos, haverá rótulos da China, Grécia e Peru.

SERVIÇO – ExpoVinis Brasil 2014

Expo Center Norte – Pavilhão Azul

De 22 a 24 de abril, das 13h às 21h, para profissionais do setor. Para o público o evento abre apenas nos dias 23 (17h–21h) e 24 (17h–20h).

Ingressos a R$ 100 no local ou pelo site expovinis.com.br

Estudantes do setor pagam meia-entrada

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 17/4/2014

Ficou com água na boca?