Paladar

Bebida

Bebida

É de birra. Mas não só

Carolina Oda

No Paraná, beba a cerveja local

As cervejas paranaenses estão conquistando o paladar de muita gente e dezenas de medalhas pelos campeonatos em que passam

15 junho 2016 | 18:54 por Carolina Oda

Não é de hoje que as cervejas paranaenses aparecem na lista das favoritas de muita gente. O forte movimento local pela boa cerveja tomou corpo pela ação dos cervejeiros caseiros. Eles transformaram o hobby em trabalho. Hoje, o Paraná está inundado por ótimos rótulos e conquista dezenas de medalhas nos campeonatos nacionais.

Uma das associações que mais funciona na movimentação política e difusão da cerveja artesanal no Brasil, a PROCERVA (Associação das Microcervejarias do Paraná), conta hoje com 34 cervejarias, sendo que 16 delas estão na capital, Curitiba. Sorte, então, dos curitibanos, que não veem sacrifício algum em beber produto local. Pelo contrário. Essa é a benção. Além do frescor que conseguem ter na cerveja, têm a chance de provar rótulos exclusivos e sazonais que as cervejarias de lá sempre fazem, mas que não saem da fronteira. Boa oportunidade para os turistas amantes de cerveja!

Apesar da fama de povo frio, diversas cervejarias estão sempre de portas abertas para receber visitas, enchendo growlers (embalagem retornável) ou fazendo festas, regados a boa comida, numa programação de eventos de dar inveja aos outros estados.

No último final de semana, entre 9 e 11 de junho, aconteceu no Museu Oscar Niemayer (lugar que já é um show à parte) um dos principais e maiores eventos cervejeiros do Paraná – o Festival de Cervejas Artesanais do Paraná, em paralelo com o South Beer Cup, o campeonato sul-americano de cerveja. Na festa de premiação, 120 torneiras de chope, sendo algumas delas convidadas de outros estados.

Com a boa fama fazedora de cerveja que a região tem, é sempre difícil escolher o que beber. E, como não dá para experimentar uma centena de rótulos em um passeio a Curitiba, seguem quatro sugestões de rótulos paranaenses para você conhecer.

Ficou com água na boca?