Paladar

Bebida

Bebida

O ano novo em cervejas

O calendário de um fã de carteirinha de boas – e diferentes – cervejas pode ser medido pela quantidade de garrafas abertas ou torneiras de chope acionadas. Mas, também, por uma série de eventos ligados à bebida que ocorrem anualmente. Em 2013, haverá boas oportunidades para degustação de fermentadas na capital e em outros locais – com receitas que, em alguns casos, só poderão ser provadas ali.

02 janeiro 2013 | 21:01 por robertofonseca

Universo cervejeiro. Brasil Brau se repete em 2013. FOTO: Divulgação

De 20 a 23 de março, será realizada em Blumenau (SC) mais uma edição do Festival Brasileiro da Cerveja, evento que reúne microcervejarias e produtores caseiros de todo o País. Este ano, a organização do evento – ligada à Vila Germânica, onde também ocorre a Oktoberfest local – informou que não poderiam participar cervejas que não tivessem registro junto ao Ministério da Agricultura, mas que estuda outras formas de integração dos cervejeiros caseiros. Além da possibilidade de degustação, há ainda palestras e workshops com cervejeiros e profissionais ligados à produção da bebida. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site.

Em maio, entre os dias 23 e 25, há um evento internacional, a South Beer Cup. Trata-se de uma competição entre microcervejarias da América do Sul – sem, claro, o mesmo acirramento de ânimos que disputas entre esses países causam no futebol. Este ano ela terá lugar em Buenos Aires, na Argentina. Além dos julgamentos, haverá palestras com especialistas e degustações.

Dias depois, para o feriado de Corpus Christi, entre 30 de maio e 1º de junho, está marcada a oitava edição do Concurso Nacional das Acervas (associações de produtores caseiros de cerveja). No último dia do evento haverá uma festa em que é possível provar boas cervejas e conversar diretamente com os produtores. Em 2013, o torneio será em Curitiba; o local ainda será definido pela Acerva Paranaense, organizadora do evento.

Em junho – entre os dias 25 e 27, segundo a Fagga, empresa organizadora –, é a vez da Brasil Brau, no Transamérica ExpoCenter, na capital paulista. Embora as primeiras edições do evento tenham sido voltadas exclusivamente a profissionais do setor, recentemente ele passou a contar com um evento específico para apreciadores de cerveja, o Degusta Beer. Microcervejarias e importadores têm, nesse espaço, estandes para degustação da bebida. Na edição de 2011, havia, ainda, um local em que era possível degustar cervejas criadas por filiados a associações de cervejeiros caseiros. Assim como nos demais eventos de 2013, também devem ser promovidas palestras técnicas sobre a bebida.

>> Veja todos os textos publicados na edição de 3/1/13 do ‘Paladar’

Ficou com água na boca?